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Cresce mercado de e-commerce da América Latina – Por Silvio Persivo

Haja tijolos jogados através das janelas. “Um conceito é como um tijolo. Ele pode ser usado pra construir um tribunal da razão. Ou pode ser jogado através da janela” (Gilles Deleuze).

SISTEMA DO COMÉRCIO RECEBEU LÉO MORAES PARA APRESENTAR PROPOSTA DE GOVERNO

Na tarde desta última terça-feira (16), no auditório do Senac em Porto Velho, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPFE, Raniery Araújo Coelho, o vice-presidente, Júlio Gasparello, e os diretores e conselheiros do Sistema Comércio e colaboradores do sistema, receberam o candidato a governador  Léo Moraes, para conhecer sua proposta de Governo. Na ocasião foi apresentado por meio de um vídeo os projetos, ações e serviços realizados pelo Sistema Fecomércio em prol da classe empresarial, trabalhadores do comércio e sua família e população em geral. A apresentação faz parte de uma programação que prevê a ida de todos os candidatos para apresentar seu programa e ouvir as propostas do comércio.

INSTITUTO AMAZÔNIA+21 APRESENTA BALANÇO DE SEIS MESES DE ATIVIDADE

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e do Instituto AMZ+21, Marcelo Thomé, participando do evento “Estratégia da Indústria para uma Economia de Baixo Carbono”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo, fez um breve balanço dos últimos seis meses de atividades do Instituto Amazônia+21, seus propósitos na busca do fomento de parcerias e  reforçou que o Instituto é um movimento empresarial amazônico, por meio das federações das indústrias, ou seja, a partir de quem conhece e investe no território em diversos setores econômicos, com ampla vivência na região e enorme capacidade de mobilização dentro e fora da Amazônia, em especial pelo apoio recebido pela CNI, de diversas associações setoriais e até mesmo representações diplomáticas. Também abordou os três principais projetos: Facility de Investimentos, o Centro de Bioeconomia e Conservação da Amazônia, fruto da parceria entre a Santo Antônio Energia S/A, com o Centro de Estudos RioTerra e Instituto Amazônia+21, para atender os projetos de regeneração e reflorestamento, biofábrica e um centro de formação, que começa a ser implantado em Porto Velho. Por fim, discorreu sobre o projeto de Madeira Laminada Colada, de inovação, para entender o comportamento desta edificação, e num segundo momento produzir este insumo a partir de espécies nativas.

 

SHOPPINGS VENDEM 38,2% MAIS NO 2º SEMESTRE DE 2022

Os shopping centers brasileiros registraram um aumento de 38,2% nas vendas no 2º trimestre de 2022 (abril, maio e junho) sobre o mesmo período do ano passado. Assim como no 1º trimestre (janeiro, fevereiro e março), quando cresceu 34,8%, na comparação com o referido intervalo de 2021, o setor apresentou um forte crescimento. O balanço da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) com base no Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce), aponta, ainda, que, em relação ao 2º trimestre de 2019, no período de pré-pandemia, os resultados indicam que o setor segue em gradual retomada com um crescimento de 4,3%. De abril a junho deste ano, os brasileiros gastaram, em média, R$ 126,27 em produtos e serviços nos shoppings. O valor é praticamente o mesmo do trimestre anterior (janeiro, fevereiro e março), que foi de R$ 126,09. O número de visitantes nos shoppings teve alta e estimula o comércio dentro deles, em função da retomada da atividade econômica no país. Foi registrado um aumento no fluxo de pessoas de 58,7% no segundo trimestre de 2022, ante o mesmo intervalo de 2021, apontam dados do Índice de Fluxo de Pessoas (Iflux), indicador que mede o movimento de clientes em shopping centers, desenvolvido pela Mais Fluxo em parceria com o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria).

NÚMEROS DE CASAMENTOS AUMENTAM 17,5% EM 2022

A pandemia adiou inúmeros eventos, entre eles também os de casamento, mas, a partir do 2º semestre de 2021, o número deles cresceu vertiginosamente. Em 2021, a plataforma de sites dos noivos e listas de presentes iCasei registrou mais de 63 mil eventos, sendo que 30,5% foram  no primeiro semestre e 69,5% na segunda metade do ano. No entanto, em 2022, o iCasei já registrou mais de 74 mil casamentos, sendo que 52,8% aconteceram no 1º semestre e 47,2% estão previstos para o segundo. Segundo Diego Magnani, CCO do iCasei,  “A estimativa é que mais de 80% dos casamentos que iriam acontecer em 2020 precisaram ser adiados. Em Julho de 2021, sentimos a retomada dos eventos e o volume de casamentos acumulados se estendeu ao longo de todo o primeiro semestre de 2022. Com estes números, temos um aumento de 17,5% na quantidade de eventos de um ano para o outro. Além disso, se compararmos o primeiro semestre de 2021 com o mesmo período de 2022, este crescimento chega a 103,6%. Para a segunda metade de 2022, estimamos que o número de casamentos ultrapasse a 40 mil”. Este aumento no número de eventos também refletiu no crescimento da plataforma iCasei. “Em 2021, os valores movimentados nas listas de presentes cresceram 65,5% sobre 2020. Já em 2022, até o momento, o crescimento é de 19% sobre o ano anterior. No período pré-pandemia, o crescimento médio dos últimos cinco anos foi de 14,5%. Após a retomada, o nosso objetivo é crescer, no mínimo, 20% ao ano” destacou Luis Machado, CEO do iCasei. Nota de Marina Pastore da Flow Comunicação.

CRESCE MERCADO DE E-COMMERCE DA AMÉRICA LATINA

O mercado de e-commerce na América Latina alcançou 139 bilhões de dólares em 2021 e se estima que pode chegar a 4,9 trilhões em 2025, segundo  levantamento da Magis5, startup que desenvolve soluções para integração com os principais marketplaces e plataformas de e-commerce. A empresa coletou dados dos principais players do e-commerce da América Latina, como VTEX, Americanas,Mercado Livre e Magalu, com o objetivo de entender a situação atual desse mercado e, também, traçar estratégias para ações futuras, já que o foco da empresa é conectar e automatizar a operação desses canais. O primeiro ponto que ficou claro foi o crescimento e amadurecimento do comércio eletrônico brasileiro como meio de compras da população. No Brasil, apesar das incertezas externas, o 1º trimestre de 2022 foi positivo para os principais players de e-commerce, como a VTEX, multinacional brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce, e clientes como Sony, Walmart, Coca-Cola e AB InBev, que apresentaram crescimento de receita e GMV (métrica que se aplica ao varejo on-line para identificar quanto de receita foi gerado pelos seus canais digitais em um período específico) de cerca de 30% em relação ao mesmo período de 2021. Com informações de Liliane Scartini da Engenharia de Comunicação.

AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL

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