Cultura

Biblioteca Municipal promove grande evento educativo e cultural com crianças

A Biblioteca Municipal Francisco Meirelles realizou na quarta-feira (16) o Projeto Leitura na Praça. O evento, que reuniu crianças de diversas escolas da cidade, iniciou às 9h com a execução do Hino Nacional pela Banda da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, e foi encerrado às 16 horas. Muitos profissionais da área da educação estiveram presentes, assim como empresários, funcionários do Município e do estado, acadêmicos de diversas instituições e membros da imprensa.

Segundo a professora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Nair Gurgel do Amaral, o trabalho com a formação de leitores é sempre de grande relevância, mas é ainda mais importante quando é destinado às crianças, com a finalidade de que elas adquiram o hábito e o gosto pela leitura. “Infelizmente, embora seja da escola a obrigação de desenvolver isso nos alunos, sabemos que ela avança muito pouco nesse sentido. A maioria das crianças vem de classes sociais em que o letramento familiar não ocorre plenamente, especialmente no sentido do apreço pela leitura. Assim, as crianças alcançam oportunidades de maior contato com os livros por meio de programações como esta”, afirmou a docente, destacando também que o preço dos livros é um dos fatores impeditivos ao acesso à leitura. “Os livros ainda são caros no Brasil, mas as obras infanto-juvenis são ainda mais, porque requerem tratamentos especiais. Devem ser coloridos, ter folhas mais resistentes e outros detalhes que os faz ser naturalmente de preço mais elevado. Por isso, uma programação como esta é sempre muito bem vinda para ajudar às crianças a ter mais acesso às obras e desenvolverem maior gosto pela leitura”, observou.

De acordo com a diretora da Biblioteca, Lucileyde Feitosa, tudo transcorreu em conformidade ao que foi programado. Alunos de escolas públicas e particulares estiveram presentes em grande número, tendo sido disponibilizado ônibus pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para seus transportes. Diversas atividades aconteceram, tais como brincadeiras na Praça, visitação à Biblioteca, contação de histórias, produção de textos, conversa com o historiador Elias Gorayeb sobre o centenário do município de Porto Velho, entre muitas mais.

Pudemos contar com o apoio do Exército, das edições Paulinas, de acadêmicos dos cursos de Educação Física e Pedagogia da Faculdade Metropolitana, de professores da Universidade Federal de Rondônia (Unir), de alguns empresários, enfim, foi um grande evento realizado com a cooperação da sociedade portovelhense. Todos nós sabemos sobre a importância de investir em projetos educativos e culturais para as crianças. Isso promove uma sociedade mais saudável e enche a todos de esperança quanto ao futuro”, afirmou a diretora.

Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese