Teia Digital

Banco do povo libera mais de R$ 300 mil reais para pequenos produtores em Rondônia – Por Sílvio Persivo

Se possível adiar até não querer mais a última gota. “A vida é como o vinho: se a quisermos apreciar bem, não devemos bebê-la até à última gota(Lord Byron).

BANCO DO POVO LIBERA MAIS DE R$ 300 MIL PARA PEQUENOS PRODUTORES

Durante a 1ª Rodada de Negócios, em Porto Velho, nos dias 22 e 23 de março, o Banco do Povo realizou R$ 126 mil em operações de microcrédito para 36 pequenos produtores rurais que trabalham em regime familiar na produção de leite. Segundo divulgou, de janeiro até agora, foram atendidos 42 pequenos produtores rurais, num total liberado de R$ 336 mil. O diretor presidente da Acrecid/Banco do Povo, Manoel Serra Nascimento, disse que foram atendidos na Rodada de Negócios em Porto Velho, pequenos produtores dos municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e Nova Mamoré. Cada produtor recebeu o valor de R$ 8 mil, para pagar em 36 meses. O produtor ainda conta com 12 meses de carência, se o pagando for efetuado na data do vencimento o juro é zero. Se atrasar o pagamento das parcelas o juro é de 0,5% ao mês. Além das operações que foram efetivadas, outras 70 propostas foram iniciadas e devem ser liberadas no futuro para aquisição de sementes, adubos e fertilizantes. As Rodadas de Negócios que fazem parte dos pré-eventos da 7ª Rondônia Rural Show, que será realizada no período de 23 a 26 de maio em Ji-Paraná.

MUDOU NO DETRAN

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) tem um novo diretor geral. José de Albuquerque Cavalcante deixou o cargo para se dedicar a um projeto pessoal e assumiu Acassio Figueira dos Santos. Albuquerque dirigiu o DETRAN desde 5 de janeiro de 2015, tendo sido responsável pela modernização da instituição e melhorias nos serviços prestados aos usuários.

FIERO CELEBRA DIA DO JORNALISTA

O Dia do Jornalista é dia 7 de abril, mas, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) antecipou a comemoração. Pelo segundo ano, a instituição vai realizar evento de confraternização em homenagem aos profissionais da imprensa. O café da manhã acontece na sexta-feira, 6, no salão de convenções da Casa da Indústria, a partir das 8 horas. O presidente da Fiero, Marcelo Thomé ressalta os jornalistas como o elo mais importante na aldeia global. “É uma honra a oportunidade de celebrar a data de um dos

mais importantes segmentos profissionais, que é o jornalismo, a quem devotamos profundo respeito. Thomé lembra que não é possível coexistir regime democrático sem liberdade de imprensa e de expressão. “São esses valores, exercidos com ética, transparência e imparcialidade, que possibilitam à sociedade brasileira tomar conhecimento de tudo que se passa no Brasil e no Mundo, por mais que se tente escamotear a verdade”. O coordenador de Comunicação Social da Fiero, jornalista Carlos Araújo, destaca a homenagem aos colegas como uma forma de estreitar o relacionamento com aqueles que exercem a profissão e merecem esse reconhecimento, estimulo e valorização.

JANELA PARTIDÁRIA ACABA NA SEXTA-FEIRA

Os deputados federais e estaduais que desejarem mudar de partido, sem correr risco de perder o mandato, terão que correr. O período que permite a troca, a “janela partidária”, se encerra na sexta-feira (6), à meia-noite. O prazo, de 30 dias, começou a correr no dia 8 de março. Mas, ele não beneficia os vereadores, porque não haverá eleições este ano na esfera municipal. A Lei dos Partidos Políticos e a Resolução 22.610/2007 do TSE, que trata de fidelidade partidária, estabelecem que parlamentares só podem mudar de legenda nas seguintes hipóteses: incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; desvio no programa partidário ou grave discriminação pessoal. Mudanças de legenda sem essas justificativas são motivo para a perda do mandato. A Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015), porém, incorporou à legislação uma possibilidade para a desfiliação partidária injustificada no inciso III do artigo 22-A da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995). Segundo este dispositivo, os detentores de mandato eletivo em cargos proporcionais podem trocar de legenda nos 30 dias anteriores ao último dia do prazo para a filiação partidária, que ocorre seis meses antes do pleito.

OS SENIORES ESTÃO COM TUDO

Atualmente, na América Latina, uma a cada cinco famílias é formada por pessoas acima de 50 anos e, daqui a 10 anos, esta configuração já representará 1/3 um terço de todas. Descobrir o DNA destes novos seniores como consumidores é a chave para qualquer marca encontrar oportunidades reais de crescimento. É o que aponta um estudo da Kantar Worldpanel, especialista global em comportamento de consumo, que fornece uma visão em 360º deste público: quem são estes novos seniores, quais são seus hábitos de compra, quais marcas escolhem, como utilizam a tecnologia e o

entretenimento e quais são suas preocupações com saúde e alimentação. Trata-se de um mercado gigante: um único ponto de penetração neste segmento representa mais de 100 mil novos lares no Brasil e mais de 42 mil na Argentina. Em outubro de 2017 havia 54 milhões de brasileiros com 50 anos ou mais, e este número deve chegar a 93 milhões até 2045. Além disto, este público ganha 30% a mais do que as demais configurações familiares, 25% ainda trabalham, 1/3 um terço possuem veículos e mais de 80% têm celulares, sendo a metade smartphones – 85% usam Whatsapp e 70% Facebook, enquanto 70% nunca acessaram o Twitter ou o Instagram. Seus hábitos de compra também são peculiares: apesar de irem aos pontos de venda 8 vezes menos do que outros consumidores, gastam 16% mais, principalmente porque preferem marcas premium. No quesito saúde e alimentação, 40% fazem exercícios semanalmente e 81% gastam no máximo 30 minutos cozinhando, menos do que acontece em qualquer outro grupo. “As pessoas na faixa dos 50 anos – e também dos 60 e 70 – estão cada vez mais ativas e saudáveis, com mais qualidade de vida do que as gerações passadas e tendo netos cada vez mais tarde, e isso tudo transformou radicalmente suas rotinas e seus planos para o futuro”, afirma Cecilia Alva, Diretora de Clientes & Novos Negócios para a América Latina da Kantar Worldpanel. Mais informações em www.kantarworldpanel.com/br.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL

PROFESSOR E ECONOMISTA

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com