Teia Digital

Varejo teve alta na demanda de crédito em 2017 – Por Sílvio Persivo

Sou mais narcisista. Sempre quero ser melhor. “Existo como sou, isso é o que basta” (Walt Whitman).

CONFÚCIO VAI MESMO SER CANDIDATO

O governador Confúcio Moura, nesta quarta-feira (4), assinou ordens de serviços para obras em diversos municípios. A cerimônia aconteceu no salão nobre Rosilda Shockness, onde ele também comunicou que encaminhou à Assembleia Legislativa o pedido de renúncia ao cargo. Na sexta-feira (6), Confúcio entregará a administração ao vice-governador Daniel Pereira. Os convênios foram celebrados com duas dezenas de municípios, mas, outros devem ser incluídos nos benefícios na medida em que os gestores concluírem a habitação para receber os valores. O dinheiro será utilizado em pavimentação asfáltica, aquisição de material para manutenção e construção de pontes, obras em canais, entre outros.

MPS CONTESTAM EXCLUSIVIDADE DE TÁXI NO AEROPORTO

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Rondônia (MP/RO) ajuizaram uma ação civil pública contra o Município de Porto Velho, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a Associação dos Taxistas e Amigos do Aeroporto de Porto Velho (Astapovel). MPF e MP/RO para que a Justiça determine, em caráter de urgência, a suspensão da legislação que dá exclusividade à Astapovel nos serviços de táxi do Aeroporto Internacional Jorge Teixeira de Oliveira. Os passageiros que desembarcam no Aeroporto de Porto Velho só podem utilizar os veículos da Astapovel, associação que possui exclusividade Porto Velho em 4 zonas, com valores que variam entre R$ 40,16 e R$ 62,24, a depender da zona e não do endereço de destino. Os táxis convencionais podem levar passageiros ao Aeroporto, mas, estão sujeitos a multas se embarcarem novos passageiros no local. Na ação, o Ministério Público pede que a Justiça determine que não sejam cobrados preços tabelados como táxi especial, mas seja feita a cobrança conforme as tarifas comuns por meio de taxímetros, ou que seja instalado um ponto de táxi convencional na mesma área. Em caráter de urgência, MPF e MP/RO pedem que a Justiça obrigue a Prefeitura e a Infraero a autorizar taxistas do tipo bandeirinha a operarem no local, sem qualquer embaraço e mesmo antes da implementação do ponto de táxi próprio. Para MPF e MP/RO, os preços tabelados dos táxis do Aeroporto de Porto Velho contrariam a Lei Federal n° 12.468, de 26 de agosto de 2011, que estabelece a obrigatoriedade de uso do taxímetro em

municípios com mais de 50 mil habitantes. A procuradora da República Gisele Bleggi e a promotora de Justiça Daniela Nicolai apontam que o serviço de táxi especial configura-se como um monopólio ilegal e extremamente prejudicial ao direito dos consumidores.

REVITALIZAÇÃO DO MARCO ZERO DE MANAUS

O Instituto Amazônia apresentou, no Porto de Manaus, o Projeto de Revitalização do Marco Zero de Manaus. A solenidade, na segunda (2), teve a presença do diretor-presidente do Instituto, Paulo Henrique Castro, e a participação de representantes do Ipham (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), empresários e representantes das administrações estadual e municipal. Durante o evento, foram apresentadas as novidades da Feira do Paço 2018, que volta a ocupar o Centro Histórico a partir deste final de semana, dias 7 e 8, sábado e domingo, com a abertura da terceira temporada.

O Instituto Amazônia, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) tem atuado na comunidade São Vicente, com acompanhamento socioeconômico junto às famílias de baixa renda, além de propor e executar atividades, oficinas e cursos que levam desenvolvimento aos moradores do entorno. As ações integram o projeto ‘Caminhos do Frei’, braço social do projeto de Requalificação do Espaço São Vicente. Com o ‘Caminhos do Frei’, o Instituto foi a única entidade no Amazonas a ser contemplada no edital do Projeto Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, que incentiva iniciativas de desenvolvimento e cidadania pelo país. Entre as ações de destaque que tem levado desenvolvimento cultural e melhoria de renda para os moradores da comunidade, está a Feira do Paço realizada desde 2016 no entorno da praça Dom Pedro II, primeiro sítio arqueológico de Manaus. Ao se apropriar da Economia Criativa com a participação de mais de 70 profissionais expondo serviços e produtos do mercado criativo, a feira tem levado milhares de pessoas a revisitar e reconhecer o Marco Zero da cidade, revitalizando espaços antes degradados e reocupando o centro histórico.

VAREJO TEVE ALTA NA DEMANDA DE CRÉDITO EM 2017

A procura por crédito dos varejistas junto ao atacado cresceu 2,38% entre janeiro e dezembro de 2017, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2016, na comparação com 2015, o setor atacadista havia enfrentado recuo de 13,79% da demanda, representada pela procura de crédito feita

pelos varejistas brasileiros. Para o diretor da Serasa Experian, Marcelo Leal, diante da retração geral da demanda empresarial por crédito, ainda decorrente do desempenho da economia – com vendas e produção estagnadas e consequente diminuição na necessidade de capital de giro para a produção – os números captados pelo atacado podem ser comemorados. Entre as regiões do país, a Centro-Oeste foi a que mais evidenciou a busca por crédito do varejo, com crescimento de 21,62% em 2017, em relação a 2016. Na comparação 2016 com 2015 registrou-se retração de 1,94% na mesma região. No Sul, o aumento da demanda foi de 4,81% em 2017. A região havia apresentado desempenho negativo de 13,56% em 2016 frente a 2015. O Sudeste, responsável por metade da demanda por crédito dos varejistas junto ao atacado, avançou 0,30% no ano passado comparando com o ano anterior. Entre 2015 e 2016, a demanda por crédito na região foi 15,55% negativa. No Nordeste, observou-se queda de 4,05% na comparação anual 2017/2016. Já na comparação 2016/2015, a demanda por crédito havia ficado no vermelho, em 16,12%. No Norte o desempenho também foi negativo em 2017, com 4,17% de retração. Entre 2016 e 2015 a queda ficou em 8,76%.

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL

PROFESSOR E ECONOMISTA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com