Em Linhas Gerais

Só agora, Prefeitura aluga barracão para guardar enfeites natalino adquiridos na gestão passada – por Gessi Taborda

UFA!

VergonhaÉ oito ou oitenta! Resolveram jogar tudo no colo do cidadão brasileiro de uma só vez. A cesta de maldades é enorme: aumento das tarifas de energia, aumento de impostos, aumento de combustíveis, apagão, corte de água, corte de direitos trabalhistas. Dá raiva ver que a conta é só nossa e que o governo não pretende cortar quase nenhuma despesa.

 EMBROMAÇÃO

casa-de-cultura-ivan-marrocos-em-porto-velho-rondoniaPara que serve a Fundação Cultural da cidade de Porto Velho? Pela segunda vez essa (a) Fundação vai demonstrar claramente a pouca importância que a gestão de Mauro Nazif dá para história do surgimento de Porto Velho.

A programação anunciada para começar hoje e terminar no sábado (amanhã), em comemoração aos 100 anos de instalação do município de Porto Velho é uma embromação praticamente idêntica a feita recentemente, pela mesma Funcetur, para comemorar os 100 anos de criação da nossa cidade.

 SEM RESGATE

casa-de-cultura-ivan-marrocos-em-porto-velho-rondoniaAssim como na primeira Festa do Centenário o destaque ficou para o gasto exagerado (quase meio milhão de reais) feito pelo prefeito com a contratação da Banda Calypso, numa operação que beneficiou uma entidade nada transparente.

Agora, com a conversa de comemorar os 100 anos de instalação do município, o lado festivo da Fundação presidida por Marcos Nobre, voltou a dar o tom da efeméride, com a realização hoje (e só hoje) do tal I Encontro do Fórum Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Velho.

No sábado, para encerrar o calendário da comemoração, acontecerá na sede da Funcultural o “Espaço Béra” (???); que nada mais é do que a apresentação de nomes locais da música e da fotografia.

 SEM INTERAGIR

casa-de-cultura-ivan-marrocos-em-porto-velho-rondoniaÉ uma pena que mais uma vez não se percebe qualquer interesse ou esforço dos promotores oficiais em resgatar aspectos da trajetória do município. Dessa vez – supõe-se – não vão torrar tanto dinheiro como ocorreu na primeira festa do centenário. Também, pelo visto, não haverá nenhuma mobilização especial da população.

De um prefeito que até esse momento não deu nada de significativo para a cidade de Porto Velho, era mesmo de se esperar essa programação chinfrim. Afinal essa gestão não demonstrou em nenhum momento o objetivo de interagir com a população portovelhense.

 DESCAMUFLOU

Enfeites.2jpgNinguém nunca soube quanto o ex-prefeito torrou dinheiro público para satisfazer seu ego. Foi preciso esperar até agora, quando a prefeitura decidiu alugar um barracão do bairro Lagoinha, por quase 70 mil reais por ano, para se saber quando o cidadão-contribuinte-eleitor pagou por 100 peças decorativas de natal, compradas pelo ex-prefeito Roberto Sobrinho, do PT.

A informação (tardia) veio pela voz da chefe de gabinete adjunta (pô, até isso existe nessa gestão perdulária), Marta Brito, que tascou: “Tivemos que alugar esse imóvel para guardar as 100 peças pelas quais os munícipes pagaram algo em torno de 1,5 milhão de reais”.

Será que houve licitação para comprar esses penduricalhos? Será que o MP viu mais essa farra com o dinheiro público nos tempos de Bob Ali Babá e simplesmente passou a régua? Perguntas que ficam no ar e, quem sabe, daqui a alguns anos serão respondidas.

 REELEIÇÃO

mauroDe um integrante da família de Mauro Nazif ouvi que o prefeito está decidido a disputar a reeleição. Bom, é direito dele. Mas se pretende ter chances de renovar o mandato é bom Mauro Nazif tratar de reagir já e reinventar seu governo.

No momento Mauro mais parece um lutador de boxe completamente acuado. É como se ele tivesse nas cordas (o pior lugar para um pugilista ficar), de onde não consegue sair.

 DESMILINGUIU-SE

mauroConfesso que não conheço nenhuma pesquisa pública sobre a taxa de aprovação/desaprovação de Mauro Nazif. Mas como jornalista com feeling sensível aos humores dos moradores da cidade dá para perceber como é ruim, politicamente falando, a situação do dr. Mauro Nazif.

A expectativa popular em torno desse que já foi o mais importante político do PSB rondoniense se desfez. E não será fácil mudar essa tendência, nem que ele tape os buracos das vias de maior trânsito, desobstrua calçadas tomadas pelo matagal e recupere aspectos urbanos da cidade erodidos ao longo dos anos.

 DEVENDO

mauroO homem que já foi apontado (quando estava no parlamento) como paladino da moral e dos bons costumes políticos vai chegando ao final da gestão devendo em todas as questões que mais impactam a vida dos moradores de Porto Velho.

Sem dar os saltos de que a cidade necessita para se tornar um polo produtivo capaz de gerar empregos, melhorar a qualidade dos serviços públicos não precisa nem pensar em concorrer novamente para mais um mandato de prefeito.

Mauro Nazif ganharia hoje sem nenhum esforço o troféu de “decepção popular” entre os prefeitos que Porto Velho já teve.

 MIRA TORTA

mauroDa mesma fonte que vazou a vontade do prefeito de disputar a reeleição, já se ouviu dias desses outra confidência: Mauro mira a reeleição para se posicionar em relação a 2018. A mira do prefeito, pelo visto, está longe de ser calibrada. Se não conseguir recuperar um bom índice da credibilidade popular o que poderia prometer o prefeito em supostas novas campanhas? Na verdade, a sorte de Mauro é não ter de enfrentar uma oposição forte (principalmente na Câmara) cobrando atitudes sérias do prefeito.

 ASSUSTA

EnergiaA construção das usinas de Santo Antônio, Jirau, Teles Pires, etc., além de superfaturada, está atrasada. Ademais, quando elas ficarem prontas, as linhas de transmissão que as ligarão aos centros consumidores ainda estarão em obras. O que me assusta mesmo, muito mais que os apagões de energia que ainda estão por vir, é o apagão do Brasil. Que, iniciado 12 anos atrás, mas camuflado e escondido, já começou – o que é inevitável – a sair do armário.

Em Linhas Gerais

Gessi Tabordagetaco@gmail.com

 

 

 

 

 

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com