PENSAMENTO
“Era um menino tão mal, que só se tornou radiologista para ver a caveira dos outros”. Jô Soares, humorista brasileiro.
MOTIVAÇÃO
O que leva um deputado de primeiro mandato, eleito pela base eleitoral do interior, perder um tempo precioso da Assembleia Legislativa de Rondônia para aprovar um voto de louvor a uma pessoa do estão de São Paulo, mais precisamente da cidade de Bauru, um ilustre desconhecido da maioria da população rondoniense pelo simples fato do cidadão em tela ter sido pastor evangélico e deputado no estado paulista?
Ora até parece que o estado brasileiro não é, por definição constitucional, laico. E até parece que não há aqui por Rondônia outras prioridades que deveriam motivar esforços do parlamento estadual, inclusive na própria cidade de Pimenta Bueno, principal base eleitoral do representante do PSB na Assembleia.
MANOBRA BARATA
Certamente diante de um cenário em que, por exemplo, os moradores daquela região convivem com unidades de saúde onde faltam medicamentos, onde o cenário da gestão pública coloca na berlinda dos praticantes de corrupção, políticos inseridos na história daquele município, esse tipo de manobra barata para atrair sobre si os holofotes dos religiosos, certamente de olho nas próximas eleições, mostra como ainda estamos longe de ter uma representação incapaz de agir pela simples vaidade pessoal e pela ambição de alguns pelo poder. Esse é um momento em que se faz necessário aos políticos rondonienses olhar com mais preocupação para onde vai o estado nesse contexto de um cenário nada colorido em todo o Brasil.
SÓ PARA MAIORES DE 16
No dia 7 de Setembro, data em que é comemorada a Independência do Brasil, haverá desfile cívico em Porto Velho. Vários municípios do interior rondoniense, em nome da crise e da necessidade de se apertar o cinto, a comemoração foi cancelada. A data que marca a emancipação política do país será festejada por cerca de 2.600 escolares. Participam também o Exército e Aeronáutica, alem de integrantes da PM, autoridades locais e entidades. O desfile vai acontecer na Avenida Imigrantes, bem defronte à sede do jornal Alto Madeira.
Esse ano, uma novidade: só terão acesso às áreas reservadas para convidados pessoas com mais 16 anos. Não há garantias da presença de autoridades do Executivo, talvez para não exporem às manifestações de grupos contrários às gestões públicas do estado.
INDEPENDÊNCIA
A Nação brasileira poderia aproveitar este 7 de Setembro e proclamar sua independência da incomPeTência e da corrupção! Viva um novo Brasil!
REUNIÃO DE PETISTAS
Uma nota distribuída à imprensa pelo vereador Sid Orleans, do PT, teve o objetivo de anunciar o volume dos projetos apresentados durante sua estadia na casa (22) que foram transformados em lei. Todavia, o aspecto mais importante foi o pano de fundo do “informe”. Primeiro pela foto mostrando um séquito robusto de assessores do edil (difícil acreditar como ele acomoda tanta gente nos minúsculos gabinetes parlamentares da Casa), segundo por introduzir a ex-senadora Fátima Cleide como (aparentemente) integrante da enorme assessoria.
Não se sabe que a derrotada política também entra na folha da Câmara, até porque até onde se sabe Fátima continua em São Paulo, ocupando um cargo nas instâncias da cúpula do PT paulista.
INÓQUOAS
O vereador Sid é cria política do famigerado ex-prefeito Roberto Sobrinho, de quem foi Secretário Municipal da Saúde, aquele que deixou a prefeitura com o apelido de Ali Babá. Reconhecidamente o edil está entre os mais esforçados na produção de iniciativas parlamentares. Algumas leis nascidas de sua autoria podem existir mas são perfeitamente inócuas, tal como a que proíbe a conferência/revista de produtos adquiridos pelo consumidor em supermercado e similares após o pagamento das compras no caixa. O sistema continua sendo praticado em supermercados como Makro e Atacadão.
Sid é pretenso candidato do PT à prefeitura de Porto Velho. É tido como sangue bom, todavia se tiver no seu batalhão de assessores a derrotadíssima Fátima Cleide não demonstra bons augúrios para a disputa de 2016.
CRISE DE COSTUMES
A crise dos costumes suscita opiniões muito variadas e em grande parte das vezes a manifestação corre o risco de se mostrar retrógrada. O debate sobre a maioridade penal, por exemplo, esteve longe de refletir a profundidade do tema, fixando-se tão somente num desejo de punição para jovens cada vez mais precoces e “profissionais” no mundo do crime. O fato é que, para um grande número de adolescentes, o crime foi vulgarizado.
LEI BRANDA
Contribui para isto um sem número de razões, como a base familiar desintegrada, a ineficiência da escola em formar, a falta de oportunidades para o primeiro emprego, a desigualdade social e, muito provavelmente, a lei branda. Sabedor que enfrentará curto período na Fundação Casa, ou muito provavelmente nem isto, o jovem embebido da ousadia natural, a coragem hormonal, parte para o crime com vigor muito maior que qualquer adulto. Enquanto não ocorrer um movimento de recuperação dos valores familiares é pura besteira imaginar que encontraremos soluções para solucionar a questão da criminalidade infanto-juvenil.
EMBROMAÇÃO
Lula sugere a Dilma que blinde Joaquim Levy para preservar algum resquício de credibilidade de seu governo, mas ao mesmo tempo quer que ela afrouxe o ajuste fiscal. Como se pode verificar claramente, tudo no lulopetismo é pura embromação.
VÔO DA GALINHA
Lula já voou, e foi o voo da galinha, bastaram dois mandatos para a galinha se esborrachar no chão. A galinha que fingiu que era águia agora está cacarejando, dizendo que vai proteger justo os que prejudicou. Acorde povo brasileiro, por um Brasil honesto e livre!
Add Comment