Em Linhas Gerais

Como pode ser publicada uma mentira dessas: “Vôos internacionais vão bombar turismo em Rondônia”- Por Gessi Taborda

PARA PENSAR

“Dona Dilma é realmente um espanto. Agora espalha que não gosta de impostos, mas pode criar novos quando bem entender. Deus do céu, livrai-nos dessa praga”. Do leitor, Euclides Souza.

ESSA MODA INTOLERÁVEL

Taborda222aTalvez seja reação própria da idade mais que sexagenária ou, quem sabe, por ter aprendido em família que as coisas são o que são e não aquilo que hoje, em nome dessa moda do politicamente correto, são simplesmente maquiadas, perdendo o sentido real das palavras.

Espero que a mentira publicada num desses tabloides caça-níqueis distribuídos ontem seja somente fruto dessa moda inventada pela tal “esquerda caviar” e não pelo mal caráter que faz da imprensa o tal armazém de secos e molhados, de Millôr Fernandes falou ainda nos tempos do “Pasquim”.

BIZARRICE

Taborda222a“Vôos internacionais vão bombar turismo em Rondônia” foi a manchete calhorda impressa em letras garrafais no tabloide impresso nas oficinas de um jornalão de político com cargo no palco nacional. Tá na cara que o tal veículo só existe para puxar o saco de seu dono e do patrocinador, sem levar em conta o verdadeiro papel que a imprensa, como instituição social, tem responsabilidade de cumprir. O recato me impede de citar o nome dessa publicação fajuta, que não tem nenhuma importância como veículo jornalístico.

SEM REBATIZAR

Taborda222aO jornalismo verdadeiramente responsável e com coragem de cumprir com seu papel social na democracia, abomina essa prática nefanda (chamada de politicamente correta) de mudar o nome de coisas mais antigas por nomes mais moderninhos e pomposos.

São poucos os jornais sérios existentes nos tempos atuais, merecedores de crédito e respeito da opinião pública. Em Rondônia é muito comum alguém lançar algum título com o único objetivo de faturar alto nas coxias da política e servir “proteção” ao poderoso do dia disposto a pagar pelo serviço.

PURA JOSTA

Taborda222aEm se tratando dessa “josta” considerada, por alguns, como imprensa (rárárárárá!) achei que já tinha ouvido de tudo, de suas matérias raivosas (contra inimigos de seus patrocinadores) e outras feitas para incensar os medíocres que garantem seu faturamento e sua sobrevivência. Ledo engano. Confesso que dessa vez me surpreendi pelo tamanho da besteira (e da mentira) usada na tal manchete do panfleto.

COISA FEIA

Taborda222aComo alguém pode se julgar jornalista se tem coragem de publicar com letras garrafais uma mentira dessas: “Vôos internacionais vão bombar turismo em Rondônia”.

A mentira não pega bem em jornalismo. E no caso presente, não se trata só de uma mentira, mas de uma heresia. É uma coisa muito feia para se colocar no jornal, principalmente se a ética da comunicação é uma espécie de bíblia a ser respeitada por quem tem o papel midiático de editor.

OS MEANDROS

Taborda222aPrimeiramente é preciso embrar que o Aeroporto Jorge Teixeira foi legalmente considerado “internacional” no tempo em que Valdir Raupp comandou, de forma tão desastrada como acontece hoje com Confúcio, o estado de Rondônia. E de lá, até hoje, não aconteceu a homologação do aeroporto da capital rondoniense para vôos internacionais.

Primeiro pelo fato disse depender de providências nunca tomadas nem pelos administradores e muito menos pelos políticos.

AS NORMAS

Taborda222aNosso aeroporto não tem alfândega e tem todas as limitações para a partida e chegadas de vôos internacionais. Esses tipos de vôos não dependem apenas de normas da Anac. Há toda uma legislação internacional sobre essa questão, inclusive no quesito segurança.

Em outras palavras: difícil acreditar que ver movimentação de vôos internacional do Aeroporto “Internacional” Jorge

Teixeira em menos de uma década. Aliás, não temos sequer o pessoal bilíngue necessário para esse tipo de operação.

TURISMO

Taborda222aE depois tem mais outra lorota nesse arremedo de jornalismo. Rondônia não vai “bombar” no turismo enquanto não construir infraestrutura de serviço para esse segmento, enquanto não tiver atrativos para concorrer com destinos já consolidados na atração de visitantes.

É exatamente a falta de uma política para o segmento do turismo que pesa hoje, de forma altamente negativa, nas costas dos investidores desse segmento.

HOTEIS VAZIOS

Taborda222aNossos hotéis estão praticamente vazios pela falta de eventos para atrair visitantes. Ora, não temos sequer um local apropriado para grandes convenções; não temos vida noturna, centros de pesquisas, etc. Temos sim, o potencial de estarmos geograficamente bem localizados nessa imensa Amazônia mas isso só não basta.

Turismo aqui não passa de um vocábulo mal utilizado pelos nossos políticos e gestores que, na real, não demonstra o menor interesse em fazer essa atividade acontecer.

MOCORONGOS

dupla.fwConscientes de que não sofreram cobranças mais sérias, gestores como Mauro e o próprio Confúcio vão empurrando com a barriga, usando a propaganda para fazer da mistificação uma tentativa de prestar contas e de turismo mesmo, só aqueles que eles fazem pessoalmente quando viajam até para outros países, aproveitando-se das mordomias do cargo.

A cidade continua sem áreas de lazer; sem eventos culturais de qualidade e sem nada capaz de atrair o interesse de turistas.

Sabe quando teremos alguma Bienal do Livro de importância? Nunca. Sabe quando a Casa de Cultura Ivan Marrocos vai ser palco de uma agenda consistente de arte pictórica, debates, danças, etc? Nunca. É tudo conversa para boi dormir, pelo menos até o momento em que anunciam “as manjadas reforminhas” (sempre um possível duto para jorrar dinheiro), como falam agora sobre o “Mercado (???) Cultural”.

AUMENTO

olho-azul-grandeJá está definido: assim que o consórcio das duas empresas do transporte coletivo for substituído pela “Ocimar” o usuário do serviço vai pagar uma tarifa com reajuste de no mínimo 15%. Foi o comentário de ontem numa roda de políticos da Câmara Municipal. Certamente o aumento não virá acompanhado de melhorias do serviço. A empresa escolhida pelo prefeito para monopolizar o segmento durante o período emergencial não tem nenhuma tradição reconhecida como prestadora desse serviço no país.

BALANÇANDO

TEMER2“Dilma não aguenta três anos e meio com apenas 7%/8% de aprovação”. Temer, autor da previsão, apenas fez uma constatação óbvia, conspiração não se anuncia. Porém é certo que Temer está ressentido com Dilma e indignado com alguns integrantes do governo. Tem razões de sobra para isso. Podia perfeitamente na hora do agravamento da crise política ter se feito de morto, afinal estava relegado a segundo plano no governo.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com