Afirmando que uma vida não poderia ser perdida havendo possibilidade de ser salva, os médicos Cláudio Queiroz e Neila Witt Silva, romperam os lacres do centro cirúrgico da Unidade Mista de Saúde de Cacoal e realizaram uma cirurgia no índio Valmir Suruí, que estava em estado crítico, prestes a morrer, vítima de tiro de arma de fogo. A medida tomada pelos médicos foi elogiada pelo deputado Lebrão (PTN) que disse ser inadmissível uma unidade de saúde estar com o centro cirúrgico fechado somente por causa de problemas com pessoal.
O fato aconteceu no último sábado, por volta das 23 horas, quando dois índios, Valmir Suruí e outro não identificado, chegaram na unidade mista, trazidos por seus companheiros. Em uma caçada, acidentalmente foram baleados e imediatamente levados para a cidade.
O Centro Cirúrgico da Unidade Mista de Saúde de Cacoal estava lacrado pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia – Cremero, devido a uma falha na escala de médicos anestesistas, que ainda não havia sido solucionada.
Segundo o deputado Lebrão, a atitude corajosa dos médicos Cláudio e Neila, ela sendo diretora da unidade, deveria servir como parâmetro para outros médicos, já que atitudes arrojadas como esta salvam vidas e demonstra que às vezes, o sistema emperra por falta de determinação em faze
Add Comment