FILOSOFANDO
“Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero”. Pierre Beaumarchais (1732/1799), autor de teatro, mestre de música das filhas do rei Luis XV, de quem também foi secretário, diplomata e até espião. Foi o criador do personagem Fígaro, da comédia “O Barbeiro de Sevilha”.
CADÊ OS BENEFÍCIOS?
É claro que a maioria se lembra de como a maioria absoluta dos candidatos petistas se elegeram nos últimos anos por destacarem sua amizade com Lula e Dilma. Teve até boicoió do interior transformado em deputado federal para ser embaixador de Rondônia junto ao comando petista do Planalto. Alguém poderia dizer quais os benefícios conquistados com esse argumento de amizade junto ao governo? Ah, sim! Deve ser a manada de elefantes brancos de Porto Velho ou conto do vigário da “transposição de servidores para o quadro federal”, até agora no passo de tartaruga? E mesmo assim ainda tem petista imaginando um retorno ao poder em prefeituras rondonienses. Du-vi-d-ó-dó…
ENVOLVIDO
Investigadores identificaram que o ex-senador Gim Argello, preso na 28º fase, não atuou sozinho na blindagem de empresários na CPI Mista da Petrobras em troca de suposta propina. Há deputados envolvidos. E, de acordo com candinhas do Planalto, pode ter político rondoniense nessa jogada. A Operação Lava Jato deve voltar com força nas próximas semanas e, quem sabe, revelar nome de gente “dessas terras de Rondon”.
.
PRESSÃO POPULAR
Sem dúvida, já é um grande progresso a mudança de Ministros e a redução de ministérios. Ter alguém com uma visão social num todo e não individualista. Tem meu apoio. E quem não prestar nesses ministérios, deve esperar a pressão popular pra sair !! Se cuidem!
TEM TRUTA
E agora TCE? O prefeito deixou caducar mais uma vez o contrato emergencial do transporte coletivo urbano e mesmo assim deu reajuste na tarifa dos coletivos. Nazif vai continuar desrespeitando as decisões do TCE sem sofrer qualquer punição?
Sempre achei estranho um consórcio empresarial entrar numa jogada como essa do contrato emergencial para o transporte público da cidade, sem ter certeza de permanecer dono da permissão para explorar por longos anos o serviço, especialmente começando com uma tarifa claramente defasada.
MANOBRA CLARA
Mas agora ficou fácil entender: foi só aumentar a frota (para ficar pelo menos igual à anterior) e o prefeito reajustou vigorosamente a tarifa, capaz de zerar os prejuízos desses seis meses iniciais do serviço. Um negócio que certamente vai garantir vantagens não só para o consórcio empresarial, mas também para o próprio esquema político do prefeito na formação de um suposto caixa 2 eleitoral. Só não garantirá vantagens para o usuário do serviço. Mas isso é apenas um detalhe para a gestão municipal.
RESPONDAM
Se é proibido ter arma de fogo no Brasil, porque quando um “dimenor” desses é preso armado, não fica na cadeia? Se mudasse a lei para um menor armado ficar preso por 5 anos e se matar fica 10 anos, sem direito a visita íntima, sem direito a saidinha, sem direito a visita dos pais, etc, queria ver se não melhorava. Menor não ia passar nem perto de arma de fogo.
.
DE FACHADA
É inegável: na gestão do lamentável prefeito Nazif pululam a produção de “informações” de fachada para impactar o público, na esperança de que seja mais uma vez levado na onda de mentiras e acabe dando um novo mandato ao prefeito.
Com esse objetivo a mídia domesticada passou a trombetear no final da semana anterior a elaboração do PCCR dos servidores da Saúde municipal, numa ampla reunião entre o titular da pasta municipal e o enfermeiro Paulo Siqueira, para definir as bases do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração a ser enviado à Câmara Municipal.
Não é mera coincidência que só agora, quando a gestão de Nazif (que é medico) está no fim que o assunto ganha essa relevância. É o governo municipal trabalhando como quitandeiro, buscando a reconciliação com uma categoria deixada de lado durante todo o mandato.
OUTRA CASCATA
Com o nome pomposo de 1ª Conferência Municipal: Sustentabilidade no Ambiente Escolar a Secretaria Municipal de Educação (Semed) pretende reunir hoje e amanhã pelo menos 150 profissionais desse segmento para discutir processos pedagógicos (??) que “favorecem a construção de valores sociais” para “a garantia da sustentabilidade socioambiental”, como imaginou explicar a Semed nessas frases ocas e de mera engabelação. Pura coisa de espertalhões interessados em manobrar favoravelmente para campanha de reeleição, usando dinheiro das compensações prometidas pelas hidrelétricas do Madeira. Em outras palavras, isso não significa nada, é apenas mais um estratagema para tirar vantagens de cunho eleitoral junto à importante categoria do magistério.
PROVINCIANA
Como não há nada de importante em termos de obras destinadas a melhorar a infraestrutura municipal, o prefeito trata de erigir seus totens e marcos faraônicos, dentro daquela visão provinciana que movimenta sua fábrica de factoides. Nesse desfile de mediocridade, mas um semáforo do tipo monstrengo começa a ser levantado na esquina da Pinheiro Machado com Marechal Deodoro.
.
JUSTIFICATIVA TÉCNICA
Certamente essa modalidade de semáforo custa uma grana preta para os cofres municipais e não melhoram em nada as condições do trânsito da cidade. Aliás, ninguém viu até hoje justificativas técnicas/científicas para esse exagero de semáforos instalados por Nazif em toda a cidade. Quem lucra com isso é a empresa que fornece e dá manutenção aos equipamentos. Há inúmeras desconfianças sobre os verdadeiros interesses por trás disso. Acredita-se que as impressões digitais da família do alcaide podem ser conferidas nesse negócio.
CLAVA FORTE
É preciso que a clava forte da justiça caia sobre a cabeça do responsável pelo período mais tenebroso da gestão municipal, quando a prefeitura passou a ser chamada de Caverna do Ali-Babá e o ex-prefeito sentiu o gostinho da cadeia.
Ao que consta, o petralha está inelegível, mas há controvérsias. Pelo grau de maldades efetivadas no seu tempo não merece sonhar nem sonhar com o retorno. Se tivesse simancol, nem tentaria ressuscitar.
ALERTADO
O deputado José Hermínio vai passar um bom tempo enfrentando a dor de cabeça pelo processo que passou a responder na Justiça. Tudo pela maracutáia com “publicidade” inventada pelo vereador Marcelo Reis.
Na época Hermínio foi alertado para os riscos da “esperteza” mas deu de braços diante da mutreta.
FROUXIDÃO
O (atual) deputado Hermínio deixou correr frouxo para não se indispor com o vereador televisivo. Agora José Herminio terá de passar pelos dissabores de responder processo na esfera da Justiça, no exato momento em que aparece como um provável candidato à disputa da prefeitura.
SEM CUECA
E para aumentar as preocupações de Hermínio, no momento há especulações de que “um levantamento” sobre má gestão no Departamento de Transporte da Assembléia, enquanto ele era o presidente do Legislativo está em andamento. Suspeita-se do sumiço de objetos da frota e até descaminho no consumo de combustíveis. Pelo menos não se trata de dinheiro na cueca, como se imaginou a princípio.
Add Comment