Mundo

Jeanine Añez, ex-presidente interina da Bolívia, é condenada a 10 anos de prisão

Ela é acusada de golpe contra a Constituição boliviana que resultou na deposição do então presidente Evo Morales

A ex-presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, foi condenada nesta sexta-feira (10) a 10 anos de prisão, acusada de ter realizado um golpe contra seu antecessor, o esquerdista Evo Morales em 2019, anunciou o tribunal.

O Tribunal de Primeira Instância de La Paz anunciou sua decisão sobre a “sentença de condenação” de 10 anos, a ser cumprida em uma prisão feminina em La Paz, três meses após o início do julgamento e 15 meses após a prisão preventiva da ex-presidente.

O tribunal, presidido pelo juiz Germán Ramos, anunciou em audiência “a condenação” da ex-presidente de 54 anos “pelos crimes de resoluções contrárias à Constituição e violação de deveres […], sentenciando-a à pena de 10 anos”.

A ex-presidente foi condenada por descumprimento de deveres e resoluções contrárias à Constituição e às leis.

Em sua argumentação final, Añez destacou que o tribunal “excluiu” provas que descartavam um golpe contra Morales em 2019, que estava no poder há 14 anos. “Eu nunca busquei o poder”, disse ela.

A ex-presidente anunciou anteriormente que recorreria em caso de condenação: “não vamos ficar aqui, vamos à justiça internacional”.

Áñez foi julgada por seus atos como senadora, antes de assumir a presidência interina da Bolívia, em 12 de novembro de 2019.

Ela sucedeu Morales, dois dias depois da renúncia do mandatário, em meio a uma forte convulsão social. Os opositores denunciaram que Morales havia cometido fraude nas eleições de outubro daquele ano para ter acesso a um quarto mandato consecutivo, que iria até 2025.

Quando foi alçada a presidente interina, Áñez reprimiu a forte oposição de movimentos sociais e camponeses ligados a Morales.

Uma investigação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) estabeleceu que nos primeiros meses de seu governo houve 35 mortes em manifestações.

A defesa de Añez argumentou que o Tribunal Constitucional Plurinacional reconheceu a legalidade do mandato de Áñez e até o Congresso, controlado pelo partido de Morales, aprovou a prorrogação de seu mandato “constitucional” quando a pandemia de covid-19 forçou o adiamento das eleições em 2020.

FONTE: AFP

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com