Atualidades

Bolsonaro chega a Budapeste para encontro com Viktor Orbán

Presidente desembarcou na capital da Hungria para cumprir o último dia de compromissos da viagem oficial, nesta quinta (17)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou em Budapeste, na Hungria, na manhã desta quinta-feira (17), onde se encontra com o primeiro-ministro Viktor Orbán. Esse é o último compromisso oficial do presidente na viagem.

Bolsonaro chegou ao país por volta das 5h, no Brasil, 9h no horário da Hungria. A comitiva presidencial foi recebida no aeroporto pelo vice-primeiro-ministro Sándor Pintér.

Presidente Bolsonaro recepcionado na Hungria

Em seguida, Bolsonaro se dirigiu à sede do governo húngaro para reuniões bilaterais. A agenda oficial prevê uma reunião privada com o presidente da Hungria, János Áder, às 10h15 (horário local), e deve durar 30 minutos. Bolsonaro também participa de uma cerimônia em que depositará flores na lápide Memorial dos Heróis Húngaros. 

O encontro com o primeiro-ministro Viktor Orbán está previsto para as 11h30 (horário local) e deve durar cerca de uma hora. Não é a primeira vez que Bolsonaro se encontra com o ultranacionalista. O político húngaro foi um dos dez chefes de Estado (ou de governo) que vieram à posse de Bolsonaro, em 2019. No mesmo ano, o filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), também esteve com Orbán.

Orbán, conhecido por seus discursos anti-imigração, já havia associado os imigrantes ao terrorismo e ao crime. Desde 2010 ele defende o que chama de “democracia não liberal” e se mantém no poder unindo nacionalistas e ultraconservadores na Hungria. Polônia e Hungria, junto com República Checa e Eslováquia, formam o Grupo Visegrado, em que a direita nacionalista está no comando.

Após a reunião com Orbán, será oferecido um almoço e, ao final da tarde, Bolsonaro terá uma reunião com o presidente da Assembleia Nacional da Hungria, László Köver. Bolsonaro disse que vai retornar ao Brasil logo depois de cumprir a agenda. Ele desembarca no Rio de Janeiro na sexta-feira (18), onde deve sobrevoar a cidade de Petrópolis, afetada por fortes chuvas.

Ontem, Bolsonaro esteve na Rússia, onde se encontrou com o presidente Vladimir Putin. Após reunião a portas fechadas, que durou aproximadamente duas horas, o chefe do Executivo brasileiro exaltou o diálogo com a Rússia, defendeu a soberania das nações e o empenho pela paz. O presidente também agradeceu a Putin por defender a soberania do Brasil na Amazônia.

“Compartilhamos de valores comuns, como a crença em Deus e a defesa da família, também somos solidários a todos os países que querem e se empenham pela paz. Temos uma colaboração intensa nos principais fóruns internacionais, onde defendemos a soberania dos Estados.”

Antes do encontro no Kremlin, o presidente participou de cerimônia em homenagem a soldados do então Exército da União Soviética mortos durante confronto com os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Durante a homenagem, Bolsonaro entregou uma coroa de flores com folhas verdes, azuis e amarelas, cores da bandeira do Brasil.

A cerimônia faz parte dos protocolos cumpridos por chefes de Estado que visitam a Rússia. O local é símbolo da vitória da União Soviética na guerra. O império, que tinha a Rússia como principal país, durou entre 1922 e 1991 e representou o bloco comunista do mundo, regime que é criticado por Bolsonaro.

FONTE: R7.COM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]