Em Linhas Gerais

Dilma pensa que não será enlameada pela sujeira que vaza das comportas da Petrobras – por Gessi Taborda

FILOSOFANDO

“Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto. A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender”. Clarice Lispector (1920/1977), escritora ucraniana e com nacionalidade brasileira.

IMPEACHMENT

2dilma22Claro que a coluna não poderia deixar de fazer um apanhado especial sobre o grande assunto em toda parte do Brasil. Afinal, não tem como negar e ou, como se tornou praxe nessa republiqueta dos petralhas, dizer como Lula diante de todos os grandes escândalos, a famigerada frase: “Eu não sabia de nada”.

O momento é especial. O Brasil nunca viveu algo assim: os presidentes do poder executivo e do poder legislativo estão sob processos de impeachment. A fragilização dos dois poderes tira de ambos a legitimidade para decidir, para exercer autoridade.

ESPEREM O PIOR

2dilma22Com dois poderes esvaziados como acontece desde de que se iniciou o segundo mandato “da gerentona” (de que?), na definição cunhada por Lula e essa legislatura, o melhor para nós, brasileiros, é se preparar para o pior que, pelo visto virá. Se no próximo ano vier alguma coisa melhor, será um lucro inesperado.

.

BASE LEGAL

2dilma22Se no tempo em que o alvo do impeachment era Collor o PT considerava a solução um instrumento democrático, agora o discurso é outro: “impeachment é golpe” dizem os petralhas mais estrelados.

O impeachment da presidente foi apresentado por dois juristas renomados. A assessoria técnica-jurídica da Presidência da Câmara de Deputados entendeu que o pedido de impeachment tem base legal.

CORRUPÇÃO MOTIVOU

2dilma22Não adianta essa conversa de “inocência” diante da falta de uma denúncia formal contra a presidenta petista. Collor perdeu o mandato quando surgiu nas denúncias uma porcaria de um carro do tipo Elba. Ora, na gestão petista está desfilando pela passarela simplesmente o maior escândalo de corrupção do planeta.

O povo brasileiro, como avaliou pesquisa de opinião, considera que o maior problema do país é a corrupção. Essa praga está corroendo o país de ponta a ponta. Os fatores ligados à enorme corrupção, transformada em prática política e de governo, levaram a esse quadro de decadência previsível. E não adiante esse conversa de cerca-mané, de que as pedaladas não são tão graves assim.

AQUI É DIFERENTE?

Olho vivoEm Rondônia os políticos atrelados ao governismo e submissos às vontades de Confúcio Moura fazem questão de vender a ideia de que aqui as coisas são diferentes. Que somos uma “ilha” blindada contra os efeitos da recessão do país, que aqui não chegaram e “nem chegarão”.

É claro que isso é conversa para boi dormir. Tanto assim que já está na Assembleia proposta do governo para aumentar impostos.

SONEGAÇÃO

Olho vivoNesse momento há empobrecimento da nossa população, se refletindo na queda do consumo, uma consequência da redução efetiva do mercado de emprego e das perdas salariais.

Em Rondônia os reflexos da corrupção leva o governo a perder cada vez mais receita, dentro de um processo de sequência de sonegação de impostos reconhecido por fontes bem informadas do setor de tributos e arrecadação.

INCOMPETÊNCIA

2dilma22Voltemos ao viés desse processo em nível do país. Neste triste e desalentador episódio, fica bem claro que, além de incompetente, a chefe do governo é também ignorante. Ela pensa (?) que não será enlameada pela sujeira que vaza das comportas da Petrobras, achando que passará incólume pela compra da refinaria de Pasadena. Ela também julga (?) que os crimes cometidos pelo PT para ganhar a eleição não podem alcançá-la.

Seria bom que fosse verdade. Se ela não tivesse mesmo “nenhum temor”, não teria celebrado, com o beneplácito de Lula e do ministro Jaques Wagner, esse acordo nojento, cujo termo principal era “me proteja que eu te protejo”.

O RITO

2dilma22A tramitação do processo de impeachment, antes da votação final autorizando, passa por uma grande comissão especial, abertura de prazos para a defesa da presidente, retorna à comissão especial que analisa e debate, até que opina e encaminha ao plenário, que obedecerá novos prazos de contraditório, até ser colocada em votação.

.

CREDIBILIDADE

2dilma22O processo do impeachment terá consequências graves e imediatas. Haverá um amplo desdobramento internacional dividindo ainda mais a América Latina e afundando a credibilidade presidencial e parlamentar brasileira.

Enquanto durar a nova do impeachment o governo permanece paralisado e a economia entra em derrocada. Não haverá como projetar cenários. O quadro geral será de um clima de salve-se quem puder.

APOCALIPSE

2dilma22Dilma viu sua popularidade se desmanchar meteoricamente desde a posse em janeiro. Somando isso com o quadro de forte retração na economia, aumento sensível do desemprego e paralisia das ações do governo, o cenário ficou preparado para um desastre político. O que parecia ser uma tempestade perfeita já se transformou numa espécie de apocalipse do governo petista.

.

BICO ABERTO

Eleicoes1Amigo comum de Adélio Barafaldi, o novo “intocável” do transporte público da cidade, dizia que o empresário da Rovema não pretende atuar apenas como dono de empresa de transporte coletivo. Na mira de Adélio, dizia o tal amigo, “está a própria prefeitura”. Certamente isso nunca entrou nos entendimentos de Mauro Nazif, interessadíssimo em continuar dando as cartas como prefeito por mais um mandato.

BOA NOTÍCIA

LEGALA conta de luz dos brasileiros deve cair 8% quando a bandeira verde começar a vigorar, provavelmente a partir de março, de acordo com previsão do presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite. “A expectativa é que o período chuvoso seja bom e a bandeira fique verde em março. Se isso se confirmar, a conta de luz já se reduz em 8%”, afirmou

Em Linhas Gerais

Gessi Taborda[email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com