PENSAMENTO
“Sessenta anos atrás, eu sabia tudo. Hoje sei que nada sei. A educação é a descoberta progressiva da nossa ignorância”. Will Durant (1885/1981), historiador e filósofo americano.
É ILEGAL
Para financiar um veículo ou fazer empréstimos, os bancos utilizam a Tabela Price: sistema para pagamento de dívidas, com parcelas iguais somadas a juros crescentes, calculados sobre o saldo devedor. Essa soma de juros é conhecida também por juros capitalizados ou “juros sobre juros”. De acordo com a súmula 121 do Superior Tribunal Federal e o Decreto-Lei nº 22.626/33, a aplicação de juros capitalizados é proibida. Assim, todos os consumidores que possuem contratos de financiamento, leasing, empréstimo pessoal, cheque especial e cartões de crédito podem buscar revisão de seus contratos. Em certos casos a redução da dívida pode chegar a 70%. A revisão pode ser feita de forma amigável ou judicialmente.
GENTE RUIM DEMAIS
Tá certo que até agora a gente não identifica (de verdade) nenhum nome com liderança popular verdadeira pronta para disputar a sucessão de Mauro Nazif, esse prefeito sem nenhuma obra importante realizada até agora.
Quando a gente busca ouvir a opinião de gente do povo sobre os nomes até agora ventilados para entrar na disputa, de forma generalizada o que ouvimos é o desdém dos eleitores: “Tudo ruim demais… o melhorzinho parece ser o Odacir Soares por, pelo menos ser um dos poucos nomes da política rondoniense que depois de tantos cargos ainda não foi envolvido em nenhum escândalo grande de desvio de dinheiro público”, disse o leitor Antonio Costa.
ESPERANÇA DO ELEITOR
Para o leitor Fernando Cruz Ferraz, “a Mariana parece ser bem intencionada, assim como o Leo Moraes embora ambos ainda não transmitam ao eleitorado ter experiência para o cargo”.
Mesmo indefinido em relação ao pleito, Fernando contou que sua maior esperança e ver o Nazif tendo de deixar a prefeitura. “Gente, se o dr Mauro ganhar novamente uma eleição em Rondônia, vou passar a acreditar que a população nunca soube votar!!! Assim como tenho esperanças de mudanças na prefeitura, também tenho o desejo de ver essas figurinhas carimbadas da política rondoniense afastadas do cenário estadual”, concluiu.
PASSANDO DA HORA
Outro leitor ouvido pela coluna, o Roberto Castro, mandou-nos o seguinte comentário: “É passada a hora de mudar radicalmente a forma de reconhecer bons políticos e bons governantes. Devemos nos perguntar: o que esses “apontados até agora” fizeram pelos rondonienses ou pela população de Porto Velho, senão discurso, discurso e mais discurso ???”.
CHEGA DE ROUBO
Danilo ficou empolgado quando recebeu a garantia de que sua opinião seria acolhida. E foi direto nas suas observações: Chega de ladrão fingindo-se inocente!!!! Chega de “tudo bem” ou de “todo mundo rouba” ou de “quem roubou não pode chamar o outro de ladrão”!!!! Chega de “roubo”!!!! Chega de escravidão branca dos pobres!!!! Precisamos de dignidade!!!! Precisamos de educação, saúde, lazer e segurança!!!
SIMPLICIDADE
E para concluir Danilo alinhavou: Precisamos de iluminados sim, mas sem misturar religião com política ou governo!!!! Precisamos, e certamente existem, de soluções simples e eficazes para o nossa capital e para o nosso povo!!! Que venham novos candidatos, mas que não seja um novo como foi o Rouberto e a petezada que, com ele, dominou a prefeitura por oito anos!!!
“Hoje, em Porto Velho, não dá para apontar nenhum candidato digno de receber nosso voto. Nunca mais em minha vida darei um voto a um petista ou ex-petista e dessa decisão eu não mudo”, concluiu.
FAMÍLIA LULA
Pela primeira vez, a família de Lula é citada em delações premiadas. Dois filhos e uma nora foram denunciados formalmente. Lula certamente reagirá e deverá colocar sua “tropa de puxa sacos” no circuito, para quem o ídolo e patrão é um deus. Dizem as más línguas que Lula ficou possesso com a ação da Polícia Federal, que cumpriu mandado de busca e apreensão na empresa de um de seus filhos, Luís Claudio. Não era difícil prever. Lula acha que por ter sido presidente, ele e sua família deveriam ter algum tipo de foro especial, extra constitucional, que lhes confira o status de intocáveis.
QUEM DEVE TREME
Lula queria que Dilma impedisse a Polícia Federal de investigar sua família. O que Lula tanto teme? Se fez tudo certo, se a sua família não foi beneficiada com dinheiro sujo, com propinas, não tem nada a temer. Mas é aí que está o “x” da questão. Lula age como quem tem medo do que a Polícia Federal pode descobrir.
.
SE GRITAR…
É como a letra do samba imortal: “se gritar pega ladrão, não fica um”. Eu não sabia da existência do deputado Eduardo Cunha antes de ele ser eleito presidente da Câmara Federal, contra o candidato do PT e do esquema do governo, um verdadeiro e adaptado “Supreme Soviet” com gente da marca de Marco Aurélio Poc Poc, Franklin Martins, Rui Falcão “et caterva”.
.
GOSTOS IGUAIS
Agora fiquei sabendo que Cunha é discípulo de Collor e copiou-lhe alguns hábitos: tem oito carros, sendo dois Porsches Cayenne, um BMW e cinco SUVs. No início da crise que derrubou Collor, seu primeiro-amigo e tesoureiro de fé, PC Farias, mandou-lhe um recado: “Madame está gastando muito”. Madame era a esposa de Collor. O recado valeria para Cláudia Cruz, apontada como responsável por gastos de 60.000 dólares só numa academia americana de tênis.
CADÊ AS ÁRVORES
Nesse modelo de governo da enganação não poderia ser diferente. Na sua coleção de factóides o prefeito Mauro Nazif tonitruou de novo a realização do II da Região Norte de Arborização Urbana, mais um desses convescotes inúteis. O encontro foi ontem, agora arborização das vias públicas da capital não tem data para acontecer.
Quem sabe na próxima gestão a gente possa ser pelo menos um arremedo de uma capital como Goiânia, tida e havida como a cidade mais arborizada do mundo! Com o tipo de prefeito que temos vai ser difícil chega lá. Afinal, até hoje nem o Parque da Cidade conseguiu ver as árvores plantadas vingar. O motivo é claro: não basta plantar, é preciso regar e cuidar.
Por Gessi Taborda – [email protected]
Add Comment