NAZIF É INTOCÁVEL?
Entrou mais um pedido de impeachment contra o prefeito da capital rondoniense, Mauro Nazif, na Câmara Municipal. Pessoalmente esse colunista acha que esse novo pedido seguirá o mesmo caminho dos anteriores: o arquivo. Até aqui, o péssimo prefeito de Porto Velho tem agido como se tudo pudesse.
Para simplificar, Nazif pode tudo, inclusive manter essa cidade no mais absurdo atraso e abandono, porque, principalmente para os vereadores, é um intocável.
SEM PROBLEMAS …
O prefeito Mauro não vê problema em adotar atitudes despudoradamente cínicas, como essa conversa de contratação emergencial de empresa (??) sem a expertise necessária, para “resolver” (quaquaquaqua) a questão do transporte coletivo na capital desse maltratado estado rondoniense. Isso, claro, no mundo real das coisas não existe. Mas em se tratando de Nazif e de Porto Velho isso pode acontecer porque o prefeito é um dos intocáveis do estado.
..E SEM ABORRECIMENTOS
A imprensa (aquela amestrada com verbas públicas) não o fiscaliza e a Justiça não o aborrece. Então, não será a Câmara Municipal que terá coragem de criar problemas contra o prefeito, mesmo se esse prefeito deixa de cumprir com a LOM ou simplesmente dá de ombros quando alguém resolve falar do tal Plano Diretor que, aqui é mera fantasia que, em nenhum momento, é levado a sério.
.
ELE PODE TUDO
Nazif pode deixar de cumprir os malfadados TACs assinados com o Ministério Público (como aquele da desobstrução de calçadas), pode patrocinar com recursos públicos até cantores de festa gospel (??), como se não acreditasse que entre os contribuintes do município existem também pessoas agnósticas e até materialistas, sem levar em conta que o estado não é religioso, que não acontece nada.
Ele pode manter seu próprio irmão como um “lua preta” da gestão; pode manter (por liminar) uma ruma de gente nomeada para os melhores cargos que não atende critérios da Lei Ficha Limpa que não acontece nada, nem diante do fracasso miserável de sua gestão, visível em todo os cantos da cidade.
CAMPANHA ELEITORAL
Exatamente por se sentir outro “intocável” da política rondoniense, Nazif pode usar os eventos promovidos com mais de meio milhão de reais dos cofres públicos para iniciar, com vídeos exibidos no telão, sua campanha eleitoral extemporânea visando o a reeleição.
A lista dos “malfeitos” com a chancela da prefeitura comandada pelo médico do PSB é interminável. Vale o destaque mais atual, contido na denúncia do vereador Sid Orleans (PT), envolvendo a entrega de casas populares feitas com recursos federais para (só pode ser) amigos chegados do prefeito, que mesmo não precisando foram contemplados com casas que foram vendidas ou estão alugadas, conforme a denúncia desse vereador.
ESPERANÇA QUE RESTA
E ninguém demonstra interesse em cobrar responsabilidade do prefeito. A impunidade de homens como o prefeito atual é uma das maiores tragédias vividas pela classe política e de dirigentes públicos de Rondônia. Resta apenas uma esperança: a posteridade não será tão complacente para figuras como Mauro Nazif e para os vereadores que atualmente fazem parte de seu séquito.
.
RECRUTAMENTO
O Sebrae em Rondônia lançou um edital para recrutamento e avaliação que apresenta áreas de interesse para compor o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços do Sistema. O cadastro de consultores e instrutores é um sistema de gestão organizado para se obter informações sobre prestadores de serviços de assessoramento empresarial. O Sebrae busca com esse sistema habilitar pessoas jurídicas para integrar esse conjunto de credenciados. Essa base de dados permitirá que se façam chamadas de profissionais quando necessários para atender demandas.
VIRADA DA MARÉ
Pelo menos no segmento dos gastos com publicidade a maré vai virar contra o governo do (vá lá) filosófico Confúcio. Os problemas deverão redundar em decisões do sistema de controle externo já no início do segundo semestre. Aliás, a coluna já tinha alertado para esses problemas há vários meses. Como ninguém do governo levou os alertas à sério, a coisa deságua agora em sentenças que colocará a nocaute quem autorizou despesas com a publicidade calhorda governista que, claro, não teria como ser justificada. Alem de multa pesada, vai ter gente do andar de cima que poderá encontrar dificuldades para se manter em cargos públicos, especialmente se não puder apresentar a tal certidão de quitação.
OUTROS NOMES
Uma fonte bastante atilada com o desenrolar da enorme investigação da Lava Jato confidenciou à coluna que mais nomes ligados à política rondoniense serão investigados, além do senador Valdir Raupp e do ex-deputado Carlos Magno. Segundo a fonte o dinheiro das propinas do “petrolão” irrigou outros nomes ligados à política do estado que, disse, também podem ser denunciados com o aprofundamento das investigações.
PARECE PIADA
Essa é para rir. O ex-deputado Carlo Magno (PP-RO) disse à Polícia Federal que não se lembra de ter recebido propina do Petrolão. Alegou que teve uma doença que lhe afetou a memória. No entanto afirma com toda a certeza que nunca esteve com o doleiro Alberto Youssef. Isso é o que se chama de perda de memória seletiva. Não lembra daquilo que não lhe interessa. É uma defesa inédita. Depois da turma do “não sabia”, agora tem o “não me lembro de nada”.
GARIMPAGEM
Até agora o assunto é tratado na mais perfeita surdina e ninguém confirma nada sobre esse ato tresloucado que supostamente estaria sendo costurado nos escaninhos do poder. O estado, pelo que se ouve, está num processo de quebradeira. É por esse motivo que fica cada dia mais difícil para fornecedores receber do estado. No interior do poder é fácil perceber o clima de desespero.
.
PREJUIZO CERTO
Ontem, contava uma fonte, já estavam discutindo detalhes de uma operação para acertar com bancos a venda das dívidas do estado. Certamente alguns bancos podem ter interesse, principalmente em adquiria aquelas mais fáceis de recuperar judicialmente. Porém (sempre tem um porém!) é preciso antes conseguir aprovar projeto na Assembléia, o que não deve ser difícil diante da docilidade dos deputados e da pouca capacidade de mobilização da “Oposição”.
Como há uma enorme falta de credibilidade no governo, certamente esse negócio pode representar um baita prejuízo para os cidadãos rondonienses.
CAMINHADA
Com o objetivo de repudiar a irresponsabilidade das autoridades (especialmente da prefeitura) com a preservação do patrimônio histórico da cidade, bem como denunciar a destruição de sítios históricos e áreas de preservação, deve acontecer no dia de hoje (Sábado) a “A Caminhada da Candelária”, por um trajeto que começa no Prédio do Relógio (ao lado da Praça da Estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré), passando pelo destruído Shopping Popular, pelo abandonado Mercado do Peixe, pelo Bairro do Triângulo, em ruínas; até o Cemitério da Candelária, invadido em total abandono pelo Poder Público. A concentração no Prédio do Relógio começa às 8 horas. Participantes estão sendo orientados a levar água e usar chapéu para evitar os efeitos dos raios solares
Add Comment