Resultado das eleições para senador na Geórgia é fundamental para futuro do governo do presidente eleito Joe Biden
Com 98% das urnas apuradas, o democrata Raphael Warnock venceu a republicana Kelly Loeffler no segundo turno da eleiçõe para senador na Geórgia, realizada na terça-feira (5) nos Estados Unidos. A votação tem papel vital no futuro do governo do presidente eleito Joe Biden, pois o resultado final dirá se Biden terá maioria no Congresso americano, o que facilitaria a articulação de projetos e leis propostas pela Casa Branca.
Warnock derrotou a senadora republicana Kelly Loeffler no segundo turno das eleições estaduais, de acordo com projeções dos principais meios de comunicação social do país.
“Esta noite, mostramos que com esperança, trabalho árduo e pessoas ao nosso lado, tudo é possível”, disse Warnock a seus apoiadores, em um discurso virtual transmitido por várias mídias. Sua adversária ainda não admitiu a derrota.
De acordo com as projeções da imprensa americana sobre a votação, quando já foram apurados mais de 97% dos votos, o democrata teria ultrapassado 50% dos votos, com uma vantagem de mais de 30 mil sobre Kelly Loeffler.
Um segundo turno em eleição norte-americana é uma ocorrência rara e ainda se junta ao fato de ambas as cadeiras estarem em disputa. A vaga de Perdue é a que estaria em jogo normalmente seguindo o calendário eleitoral. Ele foi eleito em 2014 e cumpriu os seis anos regulamentares.
A cadeira ocupada por Kelly Loeffler está em uma eleição especial porque o senador Johnny Isakson, eleito em 2016, se aposentou em 2019 por motivos de saúde. O governador do Estado, Brian Kemp, apontou Loeffler para ocupar o cargo ao longo de 2020 até a votação desta terça, que definirá quem será o senador pelo restante do mandato, que se encerra em 2022.
Ambos os cargos estão em aberto porque nenhum dos candidatos teve votação acima de 50% na primeira votação, em 3 de novembro. Ao contrário de outros Estados, a Geórgia não teve apenas dois candidatos para cada vaga. Na votação de Perdue e Ossoff, havia um candidato independente na lista e na de Loeffler e Warnock, mais um republicano e um democrata.
Add Comment