Acorda dorminhoco! “A maioria das pessoas está ligada a um tempo anterior, mas você deve estar vivo em nosso próprio tempo” (Marshall McLuhan).
VÍDEOS VÃO DIVULGAR PESCA ESPORTIVA DE PORTO VELHO
Nelson Nakamura, pescador conhecido nacionalmente e padrinho do projeto Porto Velho Sport Fishing, chegou à Porto Velho, com o apoio do Consórcio Santo Antônio Energia e do Sicoob Portocredi, Sebrae e Fecomércio para gravar em vários pontos turísticos de pesca, em cenários encantadores, na região de Porto Velho. Nelson e sua equipe estão elaborando vídeos sobre a pesca esportiva nos rios Madeira, Jaci, Jamari e Candeias, mostrando todo o potencial de nossa região que possui mais de 880 espécies de peixes, e com pontos de pesca a apenas doze minutos do aeroporto da capital. Os vídeos serão divulgados através da rede social para alcançar o maior número possível de pescadores em nível mundial. A idéia é atrair turistas do Brasil e do Mundo e criar uma cultura turística de pesca em Porto Velho. Nelson Nakamura está sendo acompanhado pelo presidente do Sidiber – Sindicato dos Distribuidores de Bebidas do Estado de Rondônia, Cláudio Hikague.
EDITAL DA PREFEITURA FAZ CHAMAMENTO PARA BOXES DO MERCADO CULTURAL
A Prefeitura de Porto Velho lançou esta semana o edital de chamamento público (Nº 0004/2018) para credenciamento de interessados na locação de cinco boxes (salas) no Mercado Cultural. A documentação pode ser entregue até o dia 09 de agosto, das 8h às 14h, na Fundação de Cultura do Município (Funcultural), localizada na Rua Elias Gorayeb, nº 1514, Bairro São Cristóvão.
São cinco ambientes, sendo um destinado para pessoas que trabalham com estamparia e lembrancinhas com motivos regionais, um para ser usado como galeria cultural e um destinado a barbearia. Já as outras duas salas, os interessados devem apresentar projeto para ocupação. Para o presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, o chamamento veio para criar uma organização dentro do Mercado Cultural.
VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA
Segundo o responsável pela gerência de Defesa Animal da Agência de Defesa Agrossilvopastoril (Idaron), Fabiano Alexandre dos Santos, Rondônia vacinou 14,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos na 44ª Campanha de Vacinação contra a febre aftosa. Assim, com esses números bem próximos dos 100% do rebanho de Rondônia, foi feita a vacinação e declaração dentro do período arbitrado desta exigência sanitária tão importante para a saúde da população, quanto para a saúde econômica do Estado.
A ESTRADA INTERMINÁVEL
O senador Eduardo Braga, do Amazonas, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado, onde também está o senador Acir Gurgacz, reclamando do Ministério do Transportes e do Ministério do Meio Ambiente que impedem a conclusão das obras da BR 319 e também da BR 230 (a Transamazônica). Para Eduardo Braga, não há explicação para o que está sendo feito, em termos de prejuízos em relação a estas obras, vitais para Rondônia e Amazonas. No caso da BR 319, é inacreditável que os representantes da região, tanto senadores quanto deputados federais, segundo ele, estejam recebendo informações oficiais falsas, há longo tempo. Os órgãos oficiais informam há anos que está faltando apenas a autorização ambiental para a Manaus/Porto Velho, porém, a verdade é que desde 2008, quando foi autorizado o estudo até pouco tempo nada havia sido feito. E, segundo o Ibama, só ficará pronto em meados de 2019. Também são desencontradas os detalhes sobre a existência de tribos indígenas, que poderiam ser afetadas pelas obras. Enquanto a burocracia emperra a recuperação da estrada mais de cem mil pessoas sofrem com o isolamento a que são submetidas por falta de uma ligação rodoviária.
NOVO DIRETOR-GERAL DO DNIT
Aliás, a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou na quarta-feira (11) a indicação de José da Silva Tiago, para exercer o cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Durante a sabatina, José da Silva Tiago, que é servidor de carreira do Dnit, se comprometeu a trabalhar para resolver pendências na liberação de obras de recuperação e asfaltamento de rodovias como a BR-319, que liga Porto Velho a Manaus. Segundo ele, “É um compromisso que fazemos aqui. A BR-319 não é só do Norte, do Centro-Oeste, é do Brasil. Temos que lutar pela efetivação dessa pavimentação”.
BIG MAC MOSTRA DESVALORIZAÇÃO DE 20% DO REAL FRENTE AO DÓLAR
O índice Big Mac da The Economist mostra que o dólar americano está supervalorizado em relação à maioria das moedas do mundo, incluindo o Euro e a Libra Esterlina em 16% e 30%, respectivamente. Segundo o índice, apenas o franco suíço (19%) e a coroa sueca (6%) aparecem supervalorizados em relação ao dólar. O preço do Big Mac no Brasil é de R$16,90 e US$5,51 nos Estados Unidos. A taxa de câmbio implícita é de 3,07. A diferença entre esta e a taxa de câmbio real, 3,84, sugere que o real brasileiro está desvalorizado em 20,1%. A coroa norueguesa agora aparece desvalorizada em 5%, após uma supervalorização de 18% em janeiro. Isto deveu-se ao fato de o McDonald’s ter reduzido o preço dos Big Macs em 14%, e não por causa da força do dólar em relação à coroa. A maior queda em comparação a janeiro foi o peso argentino, cujo recente colapso em relação ao dólar o levou de uma subvalorização de 25% para 51% agora. Já a libra egípcia é agora a moeda mais barata do índice; 68% de subvalorização em relação ao dólar. Treze novas moedas foram adicionadas ao índice, todas com desvalorização em relação ao dólar. O índice Big Mac da The Economist foi criado em 1986 como um guia para saber se as moedas estão no nível “correto”. Ele se baseia na teoria da paridade do poder de compra (PPC), a noção de que no longo prazo as taxas de câmbio deveriam avançar em direção à taxa que igualaria os preços de uma cesta idêntica de bens e serviços (neste caso, um hambúrguer) em dois países.
AUTOR: SÍLVIO PERSIVO – COLUNISTA TEIA DIGITAL
PROFESSOR E ECONOMISTA
Add Comment