De acordo com informações reveladas pelo UOL, o senador Marcos Rogério, do PL de Rondônia, está entre os congressistas que se beneficiaram de uma manobra fiscal, driblando a proibição do chamado “orçamento secreto”. O UOL listou o nome de 24 senadores e deputados que desrespeitaram a proibição de usar recursos desta natureza. O senador de Rondônia conseguiu a liberação de 61 milhões de reais, destinados a projetos de infraestrutura no Ministério da Defesa.
Essa manobra ganhou tração após a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, que suspendeu a prática do “orçamento secreto”. Em sequência, 328 milhões de reais foram injetados em recursos extras no projeto Calha Norte, do Ministério da Defesa. No ano seguinte, em 2022, o Ministério da Economia aportou outros 703 milhões de reais no projeto, totalizando 1,031 bilhão de reais.
Marcos Rogério foi o sexto parlamentar mais beneficiado nesta lista durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ). Os recursos alocados têm como alvo obras em redutos eleitorais do Centrão, um bloco informal de partidos de centro e centro-direita no Congresso Nacional.
O senador Marcos Rogério não foi o único político de Rondônia a ser favorecido. O ex-senador Acir Gurgacz, do PDT, obteve a liberação de 10,3 milhões de reais. O ex-deputado federal Expedito Netto, do PSD, também foi beneficiado com a liberação de 800 mil reais para projetos de infraestrutura.
Veja a lista dos parlamentares beneficiados com drible à proibição do orçamento secreto:
Add Comment