Noticias

“Vereador Alan Queiroz não coloca em votação relatório e prefeito Mauro Nazif, escapa de processo de cassação”, diz vereador

Porto Velho – RO – O vereador Edemilson Lemos (PSDB), presidente da Comissão Investigativa que analisou as denúncias de irregularidades contra o prefeito Mauro Nazif (PSB), disse hoje que lamenta o fato da Mesa Diretora não ter lido o relatório da comissão na sessão ordinária desta segunda-feira 05.Segundo Edemilson, a leitura não pode ser postergada para a sessão de terça-feira 06 porque fere o Regimento. Para ele, o trabalho da comissão corre o risco de ser anulado. Edemilson chegou a declarar sua indignação a ponto de ameaçar ir à Justiça contra a Presidência da Casa.“O processo contra o prefeito não terá nenhuma validade porque houve atropelo do Regimento”, comentou ao dizer que não concorda também com o Parecer da Procuradoria da Casa, apesar de respeitá-lo. O prazo para conclusão da Comissão acabou domingo e o relatório, regimentalmente, deveria ser lido no dia seguinte.

“Se ler o relatório amanhã, o ato será nulo. O presidente da Casa vereador Alan Queiroz (PSDB) prevaricou e isso poderá ter consequências judiciais porque é uma forma de livrar o prefeito Mauro das irregularidades das quais é acusado”, finalizou Edemilson. Ele deverá apresentar denúncia ao Ministério Público nos próximos dias.

ARQUIVAMENTO

O Parecer prévio da Comissão de Investigação pediu o arquivamento das denúncias contra o prefeito por não entender que houve infração político-administrativa perpetrada por Mauro Nazif e seus assessores diretos, nas nove denúncias apresentadas.

A comissão teve como relator, o vereador Cabo Anjos e foi presidida pelo vereador Edemilson Lemos, e como membros Ellis Regina (PCdoB), Márcio do Sitetuperon (PSB) e Jair Montes (PTC), escolhidos por sorteio.

O primeiro a ser “absolvido” pela comissão foi o vice-prefeito Dalton Di Franco (PDT), que, em nenhum momento substituiu o prefeito Mauro Nazif no mandato titular, e, portanto, não foi atingido pela legislação.

A comissão analisou cada um dos nove itens das denúncias. No caso do superfaturamento das cestas básicas, a Comissão disse que houve uma
enxurrada de notícias distorcidas feitas pela imprensa criando “conclusões notoriamente precipitadas”.

Outra denúncia analisada pela comissão foi o pagamento irregular de dívida frente à Receita Federal, um débito com a União. Segundo a comissão, a União induziu o Município ao erro ao forçar a Prefeitura a parcelar um débito fiscal inexistente. A própria Justiça Federal já havia anulado o referido débito fiscal.

Com relação à fraude do Seguro-Desemprego na Semdestur, a comissão asseverou que o caso já está sendo invsetigado pela Polícia Federal e que o próprio município foi quem denunciou o esquema, operado, segundo informações do Inquérito, desde o a no de 2012 (um ano antes da posse de Mauro Nazif).

Ainda sobre a Semdestur, a comissão aceitou a justificativa dada pelo município ao Tribunal de Contas, asseverando que o prédio da secretaria próximo ao Cemitério dos Inocentes, Centro, que estava abandonado, apesar do aluguel estar sendo pago religiosamente (R$ 16 mil), se deu porque os servidores estavam mobilizados para trabalhar em Jacy-Paraná que estava sofrendo com as enchentes.
O voto da comissão é técnico, mas no plenário, a decisão seria política. Talvez por isso não tenha sido colocado em votação.
fonte. oobservador.com.br

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]