Politica

Valdir Raupp faz apelo por linha de crédito para vítimas das cheias em RO

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) fez um apelo aos bancos oficiais, para que abram linhas de crédito para socorrer as famílias desabrigadas em Rondônia em razão da enchente do Rio Madeira, que afetou 18 mil pessoas no estado.

Essas famílias foram alojadas em escolas, o que significa que os alunos estão sem aulas. Para tentar normalizar o ano letivo, as famílias estão sendo transferidos para acampamentos, disse o senador.

Raupp solicitou da Eletrobrás a distribuição de aparelhos de ar condicionado portáteis para essas pessoas, explicando que as temperaturas estão muito altas em Rondônia, e como as pessoas ficam sob lonas, o calor chega a ser insuportável para muita gente.

O senador fez ainda mais um pedido à Eletrobrás: que retire do cadastro de inadimplentes as empresas devedoras de energia para que elas possam refinanciar as dívidas e pagarem as contas atrasadas.

Raupp disse que a situação em Rondônia é muito séria e que os prejuízos com as chuvas devem ultrapassar a cifra de um R$ 1 bilhão.

– A chuva é bem-vinda, é muito boa, mas desta vez, lamentavelmente, foi demais, foi em excesso. Choveu o ano passado inteiro, choveu três meses este ano sem cessar e acabou culminando com essa enchente histórica no estado de Rondônia – disse o senador.

investimentos

Ao lembrar que os investimentos estrangeiros vêm caindo no país desde 2011, o senador Valdir Raupp disse que é preciso priorizar a captação de capitais externos e também de investimentos nacionais.

Ele atribui esse fato à indefinição da política econômica, a um quadro fiscal frágil, à desaceleração da taxa de crescimento e à pressão inflacionária.

Raupp reclamou ainda da infraestrutura que, para ele, está travada, o que também afugenta investidores, assim como a falta de marcos regulatórios, como o da mineração, por exemplo:

– Não me  parece exagero lembrar que o crescimento econômico sem a devida infraestrutura acaba engendrando uma série interminável de problemas e frustrações para produtores, empresários e para a própria sociedade. São perdas recorrentes e historicamente irrecuperáveis para o país. Daí a importância do investimento, tanto nacional como estrangeiro, para que superemos os crescentes gargalos ao desenvolvimento – disse.

Agência Senado

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese