Interessante

Vacinação contra pólio e sarampo atinge 40% da meta a 13 dias do fim

Campanha segue até o fim do mês em todo o país e deve atingir 11 milhões de crianças de um a menores de cinco anos

O Ministério da Saúde promove uma campanha para vacinar contra pólio e sarampo 11 milhões de crianças menores de cincos anos até o dia 31 de agosto. No sábado (18), unidades de saúde de todo o país fizeram o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação e, até o momento, 40% das crianças foram vacinadas.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 9 milhões de doses das vacinas contra a pólio foram aplicadas em crianças de todo o país. Contra o sarampo, foram 4,5 milhões, o que corresponde a cerca de 40% do público-alvo para cada uma das vacinas.

A expectativa para o Dia D era a de fechar o sábado com, ao menos, 60% das crianças vacinas. A campanha vale mesmo para aquelas crianças que estão em dia com a vacinação.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina vão receber a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite — VOP).

Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias, que não necessitam de uma nova dose.

Surtos

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 14 de agosto, foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e 5.630 permanecem em investigação. Já em Roraima, foram 296 casos confirmados e 101 continuam em investigação.

Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.

Casos isolados, relacionados à importação, foram identificados em São Paulo (1), Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (1) e Pará (2). As medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados. Até o momento, foram confirmados seis óbitos por sarampo, quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).

FONTE: R7.COM

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com