Atualidades

Uso de máscara deixa de ser obrigatório em locais abertos e fechados em Rondônia

A medida passa a valer a partir de segunda-feira (14). A decisão levou em consideração a redução de casos de Covid

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou que o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados deixará de ser exigido em todo o estado. A medida entra em vigor a partir da publicação do decreto, o que deve acontecer na segunda-feira (14).

A decisão levou em consideração a redução de casos de Covid em Rondônia, a alta no número de pessoas curadas e o avanço da vacinação.

O governador Marcos Rocha declarou que, porém, é preciso ter sabedoria neste momento. “Quem apresentar algum sintoma de gripe, será necessário o uso da máscara para evitar a proliferação da doença. Também vamos continuar mantendo as práticas higiênicas, como lavar as mãos periodicamente, usar o álcool em gel”, declarou o governador.

Monitoramento

Desde abril de 2020, o Governo do Estado desenvolveu uma inteligência artificial que auxilia as tomadas de decisão, prevendo os próximos acontecimentos, relacionados à pandemia do novo coronavírus. Esse sistema numérico mostra o presente e o passado para determinar as probabilidades dos cenários futuros da covid-19.

Em 23 de Janeiro de 2022, a inteligência computacional identificou que a velocidade do aumento no número de pessoas infectadas, iniciava uma tendência de queda, que foi consolidada uma semana depois, em 30 de janeiro.

Em 10 de fevereiro, uma nova análise apresentou a viabilidade de retirada de máscaras. Essa análise considerou a taxa de transmissão em diversos países, estudos científicos, a velocidade de transmissão local, taxas de vacinação, número de contaminações acumuladas e taxas de ocupação, assim como a relação mutação versus imunização e agravamentos.

Como previsto, os novos casos pararam de subir e iniciou-se uma diminuição expressiva nos exames do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e em 12 de fevereiro, o número de curados ultrapassou o número de novos casos. Por consequência, as internações em UTIs de hospitais também começaram a diminuir.

Com isso, a pandemia perdeu força no Estado de Rondônia em cerca de dez vezes, se comparado com o dia 27 de janeiro, que havia 19.417 casos ativos, relacionáveis à 525 demandas por internações em UTIs, que eram de 3%, enquanto que em 9 de fevereiro, havia 31.140 casos ativos, relacionáveis à 102 demandas por UTIs, sendo 0,3%.

RESULTADOS

Portanto, é observado que há mais de 29 dias, houve uma queda significativa de casos ativos no Estado. Além disso, houve mais curas do que contaminações por covid-19 nos últimos 26 dias.

A análise mostra ainda que nos últimos 31 dias, houve a diminuição no número de exames para a detecção do vírus no Lacen e como resultado, o sistema indica a segurança para a retirada de máscaras há 28 dias.

Finalizando a coletiva de imprensa, o chefe do Poder Executivo deixou claro que por lei estadual, nenhum cidadão é obrigado a apresentar comprovante de vacinação ao adentrar em qualquer estabelecimento, pois todos os cidadãos tem total liberdade de circulação.

FONTE: SECOM/RO

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – CORREÇÕES DA 1º PROVA DO ENEM

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com