Mundo

União Europeia aprova vacina contra varíola dos macacos

Já são cerca de 16 mil casos em mais de 70 países

A União Europeia (UE) aprovou a extensão da vacina Imvanex — para a varíola, do grupo farmacêutico Bavarian Nordic — para ser usada contra a propagação da varíola dos macacos. O anúncio foi feito pelo laboratório dinamarquês nesta segunda-feira, 25.

O aval da Comissão Europeia ocorreu depois de o regulador europeu, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), ter dado sinal verde, na sexta-feira 22, para estender o imunizante. A vacina Imvanex já está autorizada desde 2013 na UE.

Esta decisão também foi tomada depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu ativar, no sábado 23, seu nível mais alto de alerta pelo aumento de casos.

Os contágios registrados passaram de 16 mil no final da semana passada. A maioria das ocorrências é na Europa.

“Esta aprovação da vacina contra a varíola dos macacos é um exemplo da boa cooperação entre a Bavarian Nordic e os reguladores europeus, uma extensão de uso que costuma levar de seis a nove meses”, informou o fabricante dinamarquês em um comunicado.

“A disponibilidade de uma vacina aprovada pode melhorar significativamente a prontidão das nações para combater doenças emergentes, mas apenas por meio de investimentos e planejamento estruturado da preparação biológica”, disse o presidente-executivo da Bavarian Nordic, Paul Chaplin.

A vacina Imvanex é comercializada como Jynneos nos Estados Unidos, onde tem licença contra a varíola do macaco desde 2019. É o único fármaco com autorização para atuar na prevenção da doença.

FONTE: REVISTA OESTE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese