Cultura

Trupe Baião de 2 estreia temporada “Caminho da Saracura” com lives e lançamento de vídeo arte

No aniversário do Bairro do Bixiga, a Trupe Baião de 2 lança projeto que investiga as origens do bairro e convida a população a conhecer a história do Vale do Saracura, um dos rios mais importantes da cidade e que hoje encontra-se escondido, sepultado sob a Avenida 9 de Julho.

Caminho da Saracura redescobre rios, povos indígenas e quilombos do Bixiga historicamente apagados

No dia 01 de outubro de 2021, o bairro do Bixiga completa 143 anos. Em comemoração a essa data e também ao Dia Mundial dos Rios, celebrado em 26 de setembro, a Trupe Baião de 2 – grupo circense de pernaltas formado por Rachel Monteiro e Guilherme Awazu no Bairro do Bixiga, realiza o lançamento do vídeo arte “Caminho da Saracura”.

As apresentações serão realizadas no Facebook do CAQLC – Centro de Apoio à Qualificação da Linguagem Circense e da Trupe Baião de 2, nos dias 02 e 03 de Outubro, às 12:00 e 20:00.

O projeto audiovisual foi gravado na estreia de “Caminhos da Saracura”, espetáculo de rua com elenco formado por Aipim, Alex Bingó, Guilherme Awazu, Karen Nashiro, Lemon Yce e Rachel Monteiro, que passa por espaços emblemáticos do Bixiga, convidando a população para conhecer ou relembrar a história do bairro e do Vale do Saracura, um dos rios mais importantes da cidade que foi escondido abaixo da Avenida 9 de Julho, quando a cidade se transformou com o processo de urbanização.

“Assim como o apagamento da memória dos povos originários, a violenta arquitetura aqui consolidada levou também ao apagamento dos rios. Buscamos desenterrar o Rio Saracura, sua memória e a memória dos povos que foram invisibilizados com ele, entendendo que tornar invisível um rio, torna também invisível a contação da história de um povo”, explica a Trupe.

Preparando o público para o lançamento, uma série de lives serão realizadas no instagram @caminhodasaracura e Youtube da Trupe Baião de 2 (YouTube.com/trupebaiaode2) com a equipe de criação de “Caminho da Saracura”.

No dia 27 de setembro (segunda-feira), às 15:00, acontece uma live de bate-papo com o tema “Direção e Processo de Criação” com participação de Mafalda Pequenino, que assina a direção do espetáculo. Mafalda é atriz e assistente de direção da “Grande Cia Brasileira de Mystérios e Novidades”, coordenadora, coreógrafa e diretora artística dos “Pernaltas do Orun”, do grupo afro “Ilú Obá de Min”, diretora do Núcleo “Catappum” de Palhaçaria Preta, e apresentadora do programa infantil “Quintal da Cultura”, dirigido por Bete Rodrigues, exibido na TV Cultura.

No dia 28 de setembro (terça-feira), às 12:00, o tema é “Acrobacia em grupo e acrobacia em grupo nas pernas de pau”, com a convidada Rubia Neiva, artista e professora circense, produtora e diretora artística, com trinta anos de atuação incluindo passagens internacionais e fundadora da Troupe Guezá. A artista realizou a preparação acrobática deste projeto.

Na quarta-feira, dia 29 de setembro, às 10:00, a conversa é sobre “Música e o Movimento”, com o músico, compositor e multi instrumentista Ivan Alves, que assina a direção musical e trilha sonora do projeto e de outros espetáculos de circo, teatro e audiovisual, entre eles “Masha e o Urso”.

No dia 30 de setembro, às 13:30, a conversa é com Juliana Bertolini, que é Designer, Professora e Pesquisadora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, integrante do Sisterhood Project e responsável pelo figurino de Caminho da Saracura.

Caminho da Saracura é um projeto iniciado em janeiro de 2021 com uma intensa pesquisa sobre as origens do bairro do Bixiga que, apesar de reconhecido pela predominância de imigrantes italianos, possui uma identidade própria relevante e pouco conhecida. Além de ter sido uma grande trilha indígena, no entorno do Vale do Saracura, rio que foi obstruído com tampão se tornando invisível para a cidade, foi construído o primeiro quilombo urbano da cidade.

A intervenção começa em frente à antiga sede da Escola de Samba Vai-Vai, segue em cortejo pelas ruas Dr. Lourenço Granato, Alameda Marques de Leão, Conselheiro Carrão, Santo Antônio e finaliza na escadaria da Rua Almirante Marques de Leão, transitando simbolicamente como um rio.

Com elementos acrobáticos, teatro físico, música e comicidade as cenas constroem uma narrativa de lembranças destes territórios e faz referência também ao pássaro Saracura, ave de pernas longas e finas, tão abundante naquela região por volta de 1920, que tornou-se o nome do rio.

As ações fazem parte do projeto Caminho da Saracura, contemplado no edital PROAC  Expresso Lei Aldir Blanc nº 49/2020, Premiação Circo No Estado de São Paulo

FICHA TÉCNICA: Intérprete Criadores – Aipim, Alex Bingó, Guilherme Awazu, Karen Nashiro, Lemon Yce e Rachel Monteiro | Direção Geral e Roteiro – Mafalda Pequenino | Preparação Acrobática – Troupe Gueza com Rubia Neiva | Figurinos – Juliana Bertolini | Costureiras: Francisca Lima e Alecrim Marques | Direção Musical e Trilha Sonora – Ivan Alves | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Assistente de Produção: Jeronimo Ali | Produção Executiva: Linha 3 Produções com Gisele Tressi |  Equipe de filmagem: Daniela Gonçalves, Michel Igielka e Gabriel Azevedo | Fotografias: Nirely Araujo | Arte gráfica: Lohann Kundro | Equipe de Apoio: Antonio Carneiro e Jéssica Amorim | Segurança: Rodrigo Bandeira | Realização: Trupe Baião de 2

SERVIÇO: Temporada “Caminho da Saracura” – Com Trupe Baião de 2 e artistas convidados

Grátis – Classificação Livre

Temporada de lives “Processo de Criação Caminho da Saracura”

Onde assistir: Instagram Caminho da Saracura (www.instagram.com/caminhodasaracura) e Youtube da Trupe Baião de 2 ( YouTube.com/trupebaiaode2 )

Quando: 27 de setembro (segunda-feira) – Horário: 15:00 – Tema: Direção e Processo de Criação – Com: Mafalda Pequenino

Quando: 28 de setembro (terça-feira) – Horário: 12:00 – Tema: “Acrobacia em grupo e Acrobacia em grupo nas pernas de pau” – Com: Rubia Neiva

Quando: 29 de setembro (quarta-feira) – Horário: 10:00 – Tema: “Música e o Movimento” – Com: Ivan Alves

Quando: 30 de setembro (quinta-feira) – Horário: 13:30 – Tema: “Acrobacia em grupo e Acrobacia em grupo nas pernas de pau” – Com: Rubia Neiva

Lançamento do vídeo arte “Caminho da Saracura”

Quando: 02 de outubro de 2021 (sábado) – Horários: 12:00 e 20:00 (duas sessões)

Onde assistir: Facebook do CAQLC – Centro de Apoio à Qualificação da Linguagem Circense – Link: www.facebook.com/caqlcsp

Quando: 03 de outubro de 2021 (domingo) – Horário: 12:00 e 20:00 (duas sessões)

Onde assistir: Facebook da Trupe Baião de 2 -Link: www.facebook.com/TrupeBaiaoDe2

FONTE: ASSESSORIA

FRNEWS TV: SENAR- Projeto Piloto Pecuária Sustentável de Rondônia | Estância Mina Azul

CHARGE – CARTUNISTA

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA POR ROBSON OLIVEIRA

  • RESENHA POLITICA: Sofia Andrade mira a Prefeitura de Porto Velho e pressiona Léo Moraes à apoiar Flávio Bolsonaro

    ESTRIDENTE A deputada federal eleita Sofia Andrade parece ter escolhido o caminho mais barulhento para cobrar de Leo Moraes uma posição em favor da candidatura de Flávio Bolsonaro. Com carro de som, gritos amplificados e uma abordagem ostensiva pelas ruas da capital, transformou a cobrança em um episódio de confronto público. O detalhe que torna a cena politicamente intrigante é que, segundo declarações anteriores atribuídas ao prefeito, seu voto já tem endereço conhecido. SUBORDINAÇÃO Ora, se Leo Moraes já manifestou apoio ao filho de Jair Bolsonaro, qual é a necessidade de cobrar, aos berros, uma declaração que, em tese, já foi dada? A política permite divergências, cobranças e pressão. O que merece questionamento é a insistência em exigir uma demonstração pública de lealdade quando o posicionamento do cobrado já seria conhecido. Apoio político não é submissão, e aliança partidária não transforma ninguém em subordinado. CONVICÇÕES Leo tem sua própria trajetória e já demonstrou que sabe separar as disputas eleitorais das questões pessoais. Na eleição municipal em que enfrentou Mariana Carvalho, em uma disputa acirrada pela Prefeitura de Porto Velho, Jair Bolsonaro esteve na capital para pedir votos justamente para a adversária. Nem por isso Leo abandonou suas convicções, deixou de atuar no campo bolsonarista ou rompeu automaticamente com o eleitorado identificado com o número 22. Nas disputas posteriores, inclusive ao lado de Marcos Rogério, manteve sua identificação política. CONFRONTO Esse histórico torna a cobrança de Sofia ainda mais questionável do ponto de vista estratégico. Leo não precisa provar sua fidelidade a cada nova convocação, muito menos transformar o próprio voto em um ritual público para satisfazer as expectativas de outros integrantes do mesmo campo político. Mas há um aspecto ainda mais interessante nesse episódio: por que tanta disposição para confrontar justamente um aliado cujo apoio a Flávio Bolsonaro já teria sido declarado? PREFEITURA É nesse ponto que a discussão deixa de ser apenas sobre a eleição presidencial e passa a tocar nos interesses da política municipal. Sofia está construindo uma posição de protagonismo próprio? Está tentando demarcar território? Ou pretende ocupar um espaço de liderança que hoje tem Leo Moraes como uma de suas principais referências? DEDUÇÃO Não há elementos suficientes para afirmar que a deputada eleita esteja de olho na cadeira do prefeito. Seria precipitado transformar uma suspeita em certeza. Entretanto, a forma escolhida para o confronto abre espaço para essa interpretação e torna inevitável o questionamento sobre o alcance político da iniciativa. PODER Afinal, quando alguém escolhe expor publicamente um aliado, insistindo em uma cobrança cujo conteúdo já teria sido atendido, é legítimo perguntar se o objetivo é apenas defender uma candidatura ou também ampliar a própria visibilidade e marcar posição na disputa pelo poder. CONSTRANGIMENTOS Sofia tem todo o direito de defender Flávio Bolsonaro. O que não se pode exigir de Leo Moraes é que se comporte como se precisasse renovar diariamente um certificado de fidelidade política. O apoio eleitoral não elimina a autonomia de uma liderança, assim como a identidade ideológica comum não obriga aliados a se submeterem a constrangimentos públicos. PALCO Na política, o volume do carro de som pode chamar a atenção, mas não substitui a consistência dos argumentos. E gritar mais alto não significa, necessariamente, ter mais razão. No fim das contas, fica uma pergunta incômoda para a deputada eleita: se Leo Moraes já declarou seu voto, o que exatamente ainda precisa ser provado? Talvez a questão não seja convencer o prefeito a apoiar Flávio Bolsonaro. Talvez seja demonstrar quem pretende ocupar o centro do palco político de Porto Velho daqui para a frente. Porque, quando a cobrança por lealdade se torna um espetáculo, vale observar não apenas quem está sendo pressionado, mas também quem está tentando ganhar protagonismo com a pressão. GOVERNO As especulações sobre os nomes que poderão integrar um eventual governo de Marcos Rogério já começam a movimentar os bastidores e a ocupar espaço nas manchetes políticas. E a tendência é que esse movimento se intensifique à medida que o calendário avance e se aproxime o momento de definir quem estará ao lado de um possível governador. BALÃO Não há nada de anormal nisso. A formação de governos sempre alimentou apostas, conjecturas e articulações antecipadas. Faz parte do jogo político e da rotina dos meios de comunicação. Boa parte dos nomes lançados, entretanto, não passa de balão de ensaio, naquela velha estratégia dos bastidores: joga-se a informação no ar para ver se cola, medir reações e testar resistências. EXPERIENTE Mas nem toda especulação nasce do acaso. Há nomes que aparecem nas conversas porque reúnem experiência administrativa, influência política e capacidade de articulação. É o caso de Ezequiel Neiva. FORÇA Com passagem por cargos de primeiro escalão no governo, Neiva construiu relações políticas e mantém influência entre parlamentares. Sua força também se evidencia na eleição consistente do filho para deputado estadual, resultado que demonstra a capacidade eleitoral do grupo familiar e sua presença no cenário político de Rondônia. CREDENCIAIS Por isso, a possibilidade de seu aproveitamento em uma eventual administração de Marcos Rogério não pode ser tratada como mera conversa de corredor. Politicamente, Ezequiel tem credenciais e interlocução para figurar entre os nomes lembrados na composição de um governo. O problema é que o peso político não resolve, por si só, os obstáculos jurídicos. CONTA A situação de Ezequiel Neiva exige atenção justamente por causa dos efeitos de uma decisão relacionada à improbidade administrativa, apontada como fundamento de sua inelegibilidade. A restrição jurídica é um fator que precisa entrar na conta antes que qualquer especulação sobre sua nomeação seja tratada como uma possibilidade concreta. RESTRIÇÃO Há, contudo, uma distinção importante: estar inelegível não significa, automaticamente, estar impedido de assumir qualquer cargo público. Para afirmar que Neiva está legalmente impossibilitado de integrar o primeiro escalão de um eventual governo, é necessário verificar o conteúdo da decisão judicial, a duração de seus efeitos e a existência de norma específica que impeça a nomeação. Se a restrição aplicável ao caso efetivamente alcançar o exercício da função pretendida e continuar em vigor, o impedimento […]

TEIA DIGITAL POR SILVIO PERSIVO

  • COLUNA TEIA DIGITAL: Confiança Empresarial diminui com cenário econômico de incerteza – Por Silvio Persivo

    Insistir é preciso. “De tudo ficaram três coisas: A certeza de que estamos começando. A certeza de que precisamos continuar. A certeza de seremos interrompidos antes de terminar. Portanto, devemos fazer da interrupção um caminho novo. Da queda, um passo de dança. Do medo, uma escada. Do sonho, uma ponte. Da procura, um encontro” (Fernando Sabino). IV SIMPÓSIO DE CIÊNCIA E PESQUISA A da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) com o objetivo de aproximar a sociedade da comunidade científica e apresentar os seus resultados nos projetos apoiados pela instituição,) realiza o IV Simpósio de Ciência e Pesquisa (Simfap), nos dias 5 e 6 de novembro. O evento reúne pesquisadores para compartilhar seus trabalhos, fortalecer a ciência, a tecnologia e a inovação no estado.. O evento om palestras, mesas-redondas, debates e apresentações de trabalhos científicos será realizado no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), na Avenida Presidente Dutra, nº 1889, em Porto Velho, e as inscrições estão abertas até o dia 4 de novembro, O presidente da Fapero, Paulo Renato Haddad, disse que o Simfap já se tornou uma tradição “Mais do que apresentar resultados, o evento é uma forma de dar transparência aos investimentos realizados em ciência, tecnologia e inovação, aproximando a população das pesquisas e demonstrando como esses recursos estão contribuindo para o desenvolvimento de Rondônia”. COMEÇOU O PERÍDO DE DECLARAÇÃO OBRIGATÓRIA DE REBANHOS Começou neste último domingo (1º), o período para a segunda etapa da declaração obrigatória de rebanhos em Rondônia. A atualização cadastral deve ser realizada até 30 de novembro pelos produtores rurais que criam bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos e aves. O procedimento é realizado junto à Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). Durante o período, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) fica condicionada à regularização das informações cadastrais e os produtores só poderão movimentar os animais para transporte ou comercialização depois de feitaa declaração do rebanho. No sistema Idaron Online, os pecuaristas vão classificar o gado como leiteiro ou de corte e informar os números de nascimentos e mortes desde maio. Também será necessário indicar a faixa etária dos animais, especificando quantos, entre os nascidos depois da primeira etapa da declaração, têm de quatro a seis meses e quantos têm de um a três meses de idade. Por fim deve ser feito o ajuste automático do total dos rebanhos no sistema, a partir das alterações informadas pelo produtor. A A atualização cadastral, como se sabe, é necessária para manter o status sanitário de Rondônia como área livre de febre aftosa sem vacinação. CONFIANÇA DOS EMPRESÁRIOS DIMINUI COM CENÁRIO ECONÔMICO DE INCERTEZA Segundo o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os empresários do comércio, no último e mais forte trimestre para o setor no ano, estão menos otimistas, com menos planos de expansão e contratação. O Icec registrou um recuo de 2,7% em outubro, resultado das incertezas do cenário econômico e apresentou sua quarta queda consecutiva e a mais intensa desde julho, já descontados os efeitos sazonais. Com este resultado, o indicador reduziu para os 96,7 pontos, ficando abaixo do nível de neutralidade e atingindo o valor mais baixo desde maio de 2021, na pandemia, quando marcou 94,5 pontos. Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, “O comércio acende um alerta para todo o país ao entrar no período mais lucrativo do calendário, sob cautela. Quando o empresário pisa no freio das contratações e dos investimentos, toda economia desacelera, reflexo direto das incertezas nos âmbitos fiscal e monetário que travam as decisões de negócios neste último trimestre”, analisou. Em Rondônia, a situação é um pouco melhor mesmo com o Icec caindo de 107,3 pontos para 105,9 pontos, ou seja, uma queda de -1,3%. Rondônia, em geral, possui um comportamento mais otimista e resiliente, mas, ainda assim, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO, Raniery Araújo Coêlho, afirmou ser preciso “Maior previsibilidade, segurança jurídica e políticas monetárias que reduzam os custos das operações do nosso setor. O comércio, nas condições atuais, mesmo querendo expandir e gerar postos de trabalho sofre com a falta de um ambiente mais favorável para manter o crescimento”. E também aconselhou os empresários a realizarem promoções e facilidades maiores para atrair os clientes neste final de ano. REINCIDÊNCIA DE INADIMPLENTES BATE RECORDE Um sintoma deste problema é o fato do Indicador de Reincidência de Pessoas Físicas, apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em setembro, revelar que se verificou o maior recorde no número de consumidores negativados nas listas de inadimplentes. Em setembro de 2026, do total de negativações, 87,44% foram de devedores reincidentes, ou seja, consumidores que já tinham aparecido no cadastro de inadimplentes nos últimos 12 meses. Acrescente-se que no universo de reincidentes, a maior parte, 67,05%, ainda não havia quitado as pendências antigas e foi negativada novamente. Outros 20,38% tinham saído do cadastro de devedores nos últimos 12 meses, mas retornaram. Apenas 12,56% dos negativados em setembro não estiveram com restrições no CPF ao longo do último ano. Mais: o tempo médio decorrido entre o vencimento de uma dívida e o vencimento das demais pendências para os reincidentes foi de 72,5 dias. Isto significa que, em média, depois de cerca de 2,4 meses do vencimento de uma dívida negativada, outra dívida já vence. Também se observa que houve um crescimento de 18,28% no número de devedores reincidentes, os que já haviam aparecido no cadastro de inadimplentes, na comparação com os 12 meses anteriores. É uma forte indicação de que o programa Desenrola não deu certo. AUTOR: SILVIO PERSIVO –  COLUNA TEIA DIGITAL

COLUNA DO GOMINHO JÚNIOR

COLUNA NOTÍCIAS DA CORTE

COLUNA TEMPO REAL POR GOMES OLIVEIRA

PARCERIA

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

Acesse nossa Página do Facebook

Folha Rondoniense is Protected by

Sobre nós

Folha Rondoniense todos os Direitos Reservados @ Endereço: Rua Nicaraguá 7246, Centro, Candeias do Jamari

facebook: folha Rondoniense.folha Rondoniense.