O Juízo da 7ª Zona Eleitoral de Ariquemes deferiu ontem liminar em favor do Diretório Municipal do Patriota e determinou a retirada de uma pesquisa eleitoral fake promovida pelo candidato a prefeito da cidade, Tiziu Jidalias, em 24 horas.
A pesquisa foi divulgada dia 4 de outubro na rede social e, segundo o partido ela não possuía registro na Justiça Eleitoral (Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais – PesqEle), como preceitua a Resolução nº 23.600/19 do TSE.
Além de Tiziu foram representados na denúncia a coligação majoritária Aliança para o Desenvolvimento, Marlei Menezes Feier Mezzomo (vice de Tizil) e a empresa Facebook Ltda. Segundo o juízo, o post “poderá gerar desinformação aos eleitores e desequilíbrio no jogo político”.
No post, que teve algumas curtidas e nenhum compartilhamento, Tizil, diz o seguinte: “É porque ontem, saiu mais uma pesquisa e Tiziu está em primeiro lugar, é dessa forma que nós vamos pra vitória. Um abraço. Fiquem com Deus Ariquemes” (sic).
O caso agora irá para o Ministério Público Eleitoral que poderá ajuizar uma ação com base na Notícia-Crime oferecida pelos Patriotas contra o candidato.
FONTE: OOBSERVADOR
Add Comment