Mundo

Taiwan procura desaparecidos após acidente de avião

As equipes de resgate de Taiwan procuram nesta quinta-feira rio onze pessoas desaparecidas após o acidente de um avião da companhia TransAsia, que bateu em uma ponte antes de cair nas águas do rio Jilong na quarta-feira, em uma tragédia que deixou 32 mortos. Quinze pessoas foram resgatadas com vida, entre elas, um bebê. O piloto fez o possível para evitar uma queda em áreas residenciais e foi elogiado como um herói por especialistas em aviação e pela imprensa local. Centenas de pessoas, incluindo mergulhadores e soldados, participavam nas operações de resgate nas águas geladas do rio no qual caiu a aeronave ATR 72-600. Mais de 24 horas após o acidente, as autoridades taiwanesas informaram que há “baixíssima possibilidade” de encontrar os desaparecidos com vida, pois o avião bimotor se partiu em vários fragmentos e ficou com boa parte dos destroços debaixo d’água.

O Conselho de Segurança Aérea de Taiwan anunciou hoje que especialistas chineses participarão das investigações do acidente, já que 31 passageiros eram chineses. Deles, apenas três estão na lista de sobreviventes. A TransAsia revelou que um dos motores do avião, que passou por revisão em janeiro deste ano, foi modificado em Macau pela empresa canadense Pratt & Whitney, antes de ser recebido em Taiwan no dia 14 de abril de 2014. A Administração de Aviação Civil de Taiwan proibiu a TransAsia de realizar voos com aeronaves do mesmo modelo que se acidentou e a companhia aérea começou a revisar os motores de todas as suas aeronaves ATR, disse o presidente da companhia, Paul Chen, em entrevista coletiva.
As duas caixas-pretas – a que registra dados de voo e a que grava vozes da cabine de comando – foram recuperadas e serão analisadas para estabelecer as causas do acidente. Até o momento, se desconhecem os motivos do acidente, ocorrido em uma área urbana, em condições meteorológicas favoráveis, com um avião fabricado há menos de um ano e sob o comando de um piloto com mais de 4.900 horas de voo.

O acidente aconteceu na manhã de quarta-feira pouco depois da decolagem do voo GE235, com 53 passageiros e cinco tripulantes a bordo. O avião percorreria o trajeto entre Taipé e a pequena ilha de Kinmen, situada perto do continente chinês, mas controlada por Esquipes de resgate investigam o acidente de dentro dos destroços do vôo ATR 72-600, da TransAsia, que caiu no rio Keelung em Taipé, capital do Taiwan. O piloto fez três chamadas de socorro para a torre de controle do aeroporto Songshan.

O avião, ao invés de virar para a direção sul após decolar, como estava previsto, voou em linha reta e perdeu altura até atingir o elevado, resvalar em um táxi e, em seguida, cair no rio. Segundo testemunhas, o piloto tentou recuperar altitude antes do choque do avião com o viaduto. O rio Jilong fica a apenas cinco quilômetros da pista de decolagem. Imagens impactantes de um cinegrafista amador mostram o momento em que o ATR 72-600 perde altura e bate na ponte com a asa, antes de cair no rio.

Vídeo: A queda do avião da TransAsia

Fonte:

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com