Mundo

Suprema Corte considera ilegal suspensão do Parlamento britânico

Todos os 11 juízes da máxima instância judicial votaram de forma unânime. Presidente declarou que questão surgiu ‘em circunstâncias nunca vistas’

A Suprema Corte do Reino Unido decidiu, nesta terça-feira (24), que a decisão do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, de suspender o Parlamento até poucos dias antes da data para a saída britânica da União Europeia foi ilegal.

Todos os 11 juízes da máxima instância judicial votaram de forma unânime. Eles tinham que analisar dois recursos diferentes: o do Tribunal de Apelação da Escócia, que considerou ilegal a medida adotada pelo chefe de governo, e a do Supremo Tribunal de Londres, que determinou que a questão era política.

A decisão da mais alta corte britânica seguiu a do Tribunal de Apelação da Escócia — cujos três juízes, presididos por Lord Carloway, pronunciaram a ilegalidade da mendida no no dia 11 de setembro depois de um processo apresentado por um grupo de mais de 70 deputados britânicos.

Circunstâncias nunca vistas

Nesta terça-feira, a presidente da Suprema Corte, Lady Hale, leu o veredito e declarou que “a questão surge em circunstâncias nunca vistas antes e que provavelmente não serão vistas novamente”.

Segundo Hale, o tribunal “concluiu que a conversa do primeiro-ministro com Sua Majestade [que referendou a decisão de encerrar a atividade parlamentar] foi ilegal, sem validez e sem efeito. Isso significa que a Ordem do Conselho subsequente também foi ilegal, sem validez e sem efeito e deveria ser anulada”.

 

FONTE: R7, com EFE

Comentar

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress