Após reunião virtual com os profissionais do Magistério de Vilhena, o Sindicato dos Professores no Estado de Rondônia (Sinprof-RO) teve aprovada a pauta de valorização da categoria e, nesta sexta-feira (31/1), a encaminhou para a Prefeitura Municipal e, em reunião, entregou-a em mãos a Flávio de Jesus, titular da Secretaria Municipal de Educação daquele município.
Entre os principais pontos discutidos com o secretário estão reajuste do piso do Magistério, conforme previsto em Lei Federal e no PCCR da categoria, referentes aos anos de 2023, 2024 (bem como os valores retroativos) e do ano que se inicia.
Embora estes itens sejam, atualmente, objetos de processo judicial, o Sinprof tentou dialogar a fim de encontrar uma solução administrativa, mas a proposta foi rejeitada pelo titular da Secretaria.
Em seguida o Sindicato se debruçou sobre a questão da realização de concurso público para professores efetivos, a fim de atender a demanda e garantir subsistência do Instituto de Previdência Municipal de Vilhena (IPMV). “Neste ponto, Flávio de Jesus disse que em 2025 será feito um estudo para apontar quantos professores – e demais servidores – são necessários para o cargo efetivo, a fim de realizar processo seletivo em 2026”, explicou a professora Elessandra Reis, presidente do Sindicato.
Já em relação à saúde dos servidores municipais de educação, o secretário enfatizou que eles, atualmente, são atendidos por meio do projeto SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).
“Apesar de buscar garantir um ambiente de trabalho mais seguro aos servidores, além de prevenir doenças ocupacionais, infelizmente o SESMT tem se mostrado insuficiente para atender a alta demanda”, acrescentou Elessandra.
O Sindicato encaminhou um ofício solicitando reunião com o prefeito Delegado Flori (PODE), mas não obteve resposta até o momento.
“Seria de grande importância o chefe do executivo dialogar com os representantes dos trabalhadores do magistério, mas isso não aconteceu até agora. Ainda assim continuaremos buscando a valorização dos professores municipais de Vilhena, defendendo o cumprimento do piso salarial e a valorização dos professores, garantindo direitos e melhores condições de trabalho”, conclui a dirigente.
Clique AQUI e confira a pauta de valorização na íntegra.
FONTE: ASCOM SINPROF
Add Comment