Cultura

Setor de cultura não consegue recuperar empregos na Pandemia

500 mil empregos no setor não foram recuperados até metade de 2021

Aproximadamente 500 mil empregos do setor de cultura perdidos na pandemia não haviam sido recuperados até a metade do ano passado. As restrições impostas pelo novo coronavírus levaram à perda de 900 mil empregos no setor ainda em 2020, queda de 16% em relação ao total de trabalhadores empregados na área cultural no final de 2019.  

Porém, em 2021, 340 mil vagas foram criadas e o setor chegou ao final do primeiro semestre do ano passado com um total de 5 milhões de trabalhadores empregados.

O número de 2021, apesar de superar o de 2020, ainda está 9% abaixo de 2019, quando mais de 5,6 milhões de pessoas estavam empregadas direta ou indiretamente com atividades culturais.  

Os dados foram sintetizados em um estudo do Ipea, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, a PNDA Contínua.

O pesquisador do Ipea Geraldo Góes observa que nem todas as atividades culturais conseguiram se adaptar à realidade pandêmica.  

O setor cultural é hoje responsável por 5,7% do total da força de trabalho ocupada no país e chega a representar 2,7% do PIB brasileiro. Segundo o estudo, as variações no nível de empregos deste setor foram maiores que no conjunto da economia.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com