Cultura

Semagric quer certificar produtores para atender demandas da merenda escolar

 O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Semgric), Leonel Bertolin, reuniu-se com o diretor Sebastião de Oliveira, da Escola Municipal 13 de Maio, no distrito de Extrema, para tratar sobre a manutenção do transporte escolar durante a extensão do ano letivo e aquisição de produtos regionais para compor a merenda escolar. A reunião aconteceu na manhã de quinta-feira (17), na própria escola, que também abrigou os trabalhos do segundo dia da Pré-conferência da Agricultura e Abastecimento da Ponta do Abunã.

Segundo explicou o diretor, o Governo federal repassa os recursos para a aquisição dos produtos destinados à merenda escolar e pelo menos 30% desses valores devem ser gastos com produtos adquiridos na própria região. No distrito de Extrema, porém, a escola tem encontrado dificuldades para proceder em conformidade ao que é legalmente estabelecido, porque, muitas vezes, ou faltam os produtos ou a certificação da qualidade ou a documentação necessária para a efetivação da compra. “Todos os anos temos tido dificuldades com isso. A Semed tem nos ajudado na questão, mas precisamos realmente resolver esse problema”, afirmou.

 Sobre o transporte escolar, o diretor explicou que muitos alunos perdem aulas durante os anos letivos por causa da má qualidade das estradas vicinais, principalmente no período chuvoso. 
O secretário da Semagric informou ao diretor que uma unidade demonstrativa de horta orgânica deverá ser implantada neste ano no distrito de Extrema pela Semagric, em parceria com a Emater/RO. “Desde o ano passado queríamos ter dado esse passo, mas não foi possível em razão de termos que nos aplicar em assuntos de maior urgência. Mas neste ano ela será implantada aqui e servirá de modelo para a realização de diversas outras que queremos ver surgir na região”, explicou Bertolin, também esclarecendo que alguns técnicos da Semagric já estão trabalhando no sentido de certificar produtos da região e também de ajudar aos produtores na aquisição da necessária documentação para efetivar as vendas de acordo com as regras federais.

Quanto às estradas, ficou resolvido que o diretor do Núcleo de Educação da Ponta do Abunã, em conjunto com os diretores das escolas da região, deverá passar à Semagric um mapa atualizado, contendo a exata localização de ramais e demais vias por onde devem trafegar os ônibus. “Estamos fazendo o compromisso de arrumar as estradas para o transporte escolar. Os diretores sabem indicar bem os lugares, de forma que vamos aproveitar que nosso maquinário já está operando aqui na região para resolvermos satisfatoriamente o problema”, finalizou.

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes Oliveira

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese