Noticias

Segunda Turma do STF desarquiva inquérito sobre propina a Aécio no caso Furnas

Ministro Gilmar Mendes tinha arquivado o caso, em junho, alegando falta de provas
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF ) desarquivou nesta terça-feira um inquérito que investiga o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Em delação premiada, o senador cassado Delcídio Amaral acusou o tucano de receber propina referente a contratos de Furnas . Em troca, Aécio forneceria apoio político para a indicação e manutenção de ocupantes de cargos na empresa.
O relator, ministro Gilmar Mendes, arquivou o caso em junho, alegando falta de provas. Diante de um recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a Segunda Turma, formada por cinco dos onze ministros da Corte, deu prazo de 60 dias para a Polícia Federal prosseguir com a investigação.

O julgamento começou em agosto, quando Gilmar e Dias Toffoli votaram pela manutenção do arquivamento. Gilmar aproveitou para atacar a atuação da gestão anterior da PGR, em especial a forma como eram negociadas as delações. Ele destacou que o inquérito de Aécio trata dos mesmos fatos de um processo anterior, de 2010, no qual o próprio Ministério Público tinha pedido o arquivamento.

Em setembro, Edson Fachin e Celso de Mello votaram para que o processo fosse transferido para a primeira instância, como havia pedido a PGR. Nesta terça-feira, o ministro Ricardo Lewandowski votou para que o caso fosse devolvido para que a PGR prosseguisse com as investigações.

De acordo com o recurso da PGR, foram enviados documentos pelo principado de Liechtenstein sobre a ligação de Aécio com uma offshore. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou recurso à decisão de Gilmar argumentado que seria necessário avaliar esses documentos, que foram obtidos por um acordo internacional. A Polícia Federal ainda não teria analisado os papéis.

O advogado de Aécio, Alberto Toron, divulgou nota depois do julgamento. “O ministro Lewandowski, no seu voto, optou por dar à PGR derradeiros 60 dias para que aponte algum indício concreto de irregularidade envolvendo o senador Aécio Neves. Após dois anos de investigação, tanto a PF, como 2 ministros da Turma entenderam inexistir qualquer elemento contra o senador, tendo se manifestado pelo arquivamento imediato do inquérito. A defesa confia que, ao final, a decisão pelo arquivamento irá prevalecer”, diz o texto.

FONTE: O GLOBO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]