Noticias

Rosa Weber suspende restrição de serviços públicos a imigrantes em Roraima

Decisão se deu em uma ação movida pelo governo estadual contra a União para pedir o fechamento temporário da fronteira entre Brasil e Venezuela

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (8) suspender um decreto do estado de Roraima que torna mais rígido o acesso de imigrantes a serviços públicos. Na avaliação dela, o decreto estadual pode interferir “negativamente” em direitos de imigrantes.

A decisão de Rosa se deu no âmbito de uma ação movida pelo governo estadual contra a União para pedir o fechamento temporário da fronteira entre Brasil e Venezuela e impor um limite de ingresso de refugiados venezuelanos no país. Mais de três meses depois de a ação chegar ao seu gabinete, a ministra negou na última segunda (6) os pedidos formulados pelo governo local.

Sobre o pedido da União contra o decreto estadual, Rosa decidiu aguardar a Procuradoria-Geral da República (PGR), que enviou na última terça (7) uma manifestação contrária ao decreto, sob a alegação de que é inconstitucional.

“A permanência dos efeitos de ato que, eventualmente, possa ser reconhecido nestes autos como atentatório à dignidade da justiça não deve ser tolerada, sob pena de inocuidade do zelo a direitos e valores cuja proteção merece resguardo nos termos já consignados na decisão anterior”, escreveu Rosa em sua decisão.

O decreto prevê que, para acessar serviços públicos oferecidos pelo governo de Roraima — entre eles, o de saúde — é necessária a apresentação de passaporte válido. Também fixa que cidadãos estrangeiros que praticarem atos contrários à Constituição “estão sujeitos às normas legais cabíveis, devendo a autoridade policial responsável adotar as providências necessárias para procedimentos de deportação ou expulsão”.

Para a PGR, os procedimentos de deportação ou expulsão não podem ser realizados por autoridades estaduais, sob pena de usurpação da competência da União para legislar sobre a imigração, entrada, extradição e expulsão de estrangeiro. Rosa também convocou o governo de Roraima e a União para uma nova tentativa de conciliação.

FONTE: Estadão Conteúdo

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]