Teia Digital

Rondônia tem quase três focos de incêndio por dia – Por Sílvio Persivo

Como se faz isto, my brother? “Mantenha o controle dos seus desejos e vislumbrará o sentido da sua existência” (Ifrem Ban Yusef).

RONDÔNIA COM QUASE TRÊS FOCOS DE INCÊNDIO/DIA

Rondônia está entre os 15 estados do Brasil que mais apresentaram queimadas nos primeiros sete meses de 2018. A informação é do banco de dados do Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre janeiro e 20 de julho deste ano, a região somou 576 pontos de chamas. Isto significa que o estado registrou, em média, quase três focos de incêndio por dia. Apesar disso, os números mostram leve melhora. Em comparação com o mesmo período de 2017, os pontos de chamas em Rondônia sofreram queda de 11,24%, já que, até 20 de julho do ano passado, o estado apontou 649 focos. Porém, em âmbito nacional, o Inpe registrou 24.627 focos até o dia 20 do mês passado, índice 9,42% maior do que no mesmo período de 2017, que contabilizou 22.307. Mato Grosso, Tocantins e Maranhão seguem nas primeiras posições como os estados mais castigados pelo fogo. Juntos, somam mais de 42% de incêndios pelo país.

ACORDO DA UNIR COM SANTO ANTÔNIO PARA A CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO DA ARQUEOLOGIA

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) celebrou acordo judicial com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Santo Antônio Energia (SAE) e a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) para construção do prédio (e Reserva Técnica) do curso de Arqueologia, no campus de Porto Velho. A audiência de conciliação entre as partes foi realizada no dia 17 de julho de 2018, na 5ª Vara da Justiça Federal em Rondônia. Após a definição do terreno, a Santo Antônio Energia tem 120 dias para proceder as adequações necessárias ao projeto e apresentá-lo às partes. Em 15 dias, a contar do recebimento, a ESBR apresentará as objeções ao projeto e o IPHAN sua anuência. Após essa etapa, a SAE terá mais 20 dias para correção das objeções e devolução definitiva do projeto à ESBR, que deverá concluir integralmente a obra, incluindo mobiliário e equipamentos, e entregá-la à UNIR no prazo de 15 meses.

PORTO STEAK, A NOBREZA DA CARNE

Neste dia 06 de agosto, a partir das 19:00 horas, você já poderá conhecer a

mais nova Steakhouse da cidade: Porto Steak (Av. Calama, 1543-São João Bosco). A nobreza da carne com atendimento exclusivo e um ambiente pensado para você. Localizada em uma região privilegiada da capital, com o compromisso de servir os melhores cortes nobres aos paladares mais exigentes. Um restaurante que estava faltando em nosso Porto Velho. Um local agradável, bem localizado e perfeito para quem gosta de comer bem.

FIEAM COMPLETA 58 ANOS COM ENTREGA DE NOVOS LABORATÓRIOS DO INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM MICROELETÔNICA

A entrega dos novos laboratórios do Instituto Senai de Inovação em Microeletrônica, prevista para a segunda quinzena deste mês, foi anunciada pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antonio Silva, como parte da programação de aniversário dos 58 anos da Fieam, comemorados na última sexta-feira, 3. Além do Senai, unidades do SESI estão sendo beneficiadas com o pacote de obras que tem previsão de entrega para este mês.Em funcionamento desde setembro de 2014, por meio do Laboratório Aberto, na Escola Senai Antônio Simões, no Distrito Industrial, o Instituto Senai de Inovação em Microeletrônica faz parte de uma rede formada por 25 institutos já implantados em 12 Estados do país, cada um especializado em uma temática diferente. No Senai Amazonas, o instituto tem um papel estratégico no desenvolvimento de novas tecnologias e na modernização da indústria brasileira. Segundo o presidente do Sistema Fieam, “A nova sede ainda é provisória. Nós vamos ocupar uma parte do antigo Núcleo de Tecnologia do Gás do Amazonas, o NTGAM, para que o nosso Instituto em Microeletrônica possa começar a atuar de forma mais adequada, com laboratórios montados e condições ideais”, disse.

COMEÇA BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo começou na última sexta-feira na capital paulista com expectativa de atrair 700 mil pessoas durante os 10 dias do evento, mesmo público do ano passado. Na sua 25a edição, a feira traz 197 expositores ao Pavilhão de Exposições do Anhembi, em uma área de 75 mil metros quadrados. A atual edição da Bienal, cujo investimento gira em torno de R$ 32 milhões, espera ajudar a reverter a retração do mercado editoral estimada em 25% nos últimos 10 anos. João Scortecci, diretor

editorial da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf-SP), disse que setor enfrentou momentos difíceis na última década. “As editoras começaram a diminuir as tiragens, não fazer todos os títulos e, principalmente, não imprimir a reedição, que é muito importante para o mercado, pois, os custos de produção da obra são absorvidos na edição anterior”, explicou. A situação econômica do país, com redução de consumo e diminuição na compra de livros didáticos por parte do governo, foram fatores que contribuíram para o cenário negativo, na avaliação de Scortecci. Desde 2017, o número de gráficas reduziu de 22 mil para 18 mil. O diretor da Abigraf acredita que o modelo atual de grandes livrarias deve acabar no futuro. “As megalojas em shoppings não têm como se sustentar, são espaços muito caros. Então, precisamos fazer o que aconteceu na França e outros países, a volta das livrarias segmentadas de pequeno porte. Em Paris, os editores se tornaram donos das livrarias e tiveram resultados muito melhores. O mercado está se reinventando”, disse.

Para ele, a moda do livro eletrônico passou e a mudança de tecnologia não contribuiu para a queda nas vendas de livros. “O que está faltando são leitores, as pessoas não estão lendo. O mundo digital influenciou da seguinte forma, antes de você pegar um livro, vai para o Facebook. Isso acaba desviando o foco do leitor”, avaliou..

AUTOR: SÍLVIO PERSIVO –  COLUNISTA TEIA DIGITAL

PROFESSOR E ECONOMISTA

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com