Mundo

Romênia enfrenta pior onda de Covid-19

Suspeita generalizada da população contra as vacinas não colabora com a situação

“É implacável – implacável”, suspirou a enfermeira Claudiu Ionita, em frente a uma fila de macas no necrotério do Hospital Universitário de Bucareste. Em cada maca estava um corpo dentro de um saco plástico preto.

O necrotério tem capacidade para 15 corpos, mas no dia da visita da CNN havia recebido 41. Os corpos em excesso enchiam o corredor do lado de fora, enquanto lamentos ecoavam de dentro do necrotério. Uma mulher teve permissão para entrar para um vislumbre final de seu pai.

O Hospital Universitário de Bucareste é a maior instalação médica da capital romena que trata pacientes com Covid-19 e está lutando contra a quarta onda do país, a pior de todas da pandemia.

“Nunca pensei, quando comecei este trabalho, que viveria algo assim”, disse Ionita. “Nunca pensei que tal catástrofe pudesse acontecer, que acabaríamos mandando famílias inteiras para seus túmulos.”

Vários andares acima, todos os leitos, exceto um, nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) agora ampliadas do hospital, estavam ocupados. Uma enfermeira estava trocando os lençóis de um leito vago – vazio, porque a pessoa que o ocupava agora estava no necrotério.

A Romênia tem uma das taxas de vacinação mais baixas da Europa.

Pouco menos de 36% da população foi vacinada, embora a campanha de vacinação do país tenha começado bem em dezembro passado.

Funcionários médicos e funcionários atribuem essa baixa taxa de vacinação a uma variedade de fatores, incluindo suspeita das autoridades, crenças religiosas profundamente arraigadas e uma enxurrada de desinformação surgindo nas redes sociais.

Quando a Dra. Alexandra Munteanu, 32, chegou para trabalhar em um dos centros de vacinação de Bucareste após um turno da noite no hospital, ela descobriu que o comparecimento foi baixo. Ela está perplexa com o fato de que a gravidade da doença simplesmente não parece ter sido assimilada. “Há muitos médicos, inclusive eu, que trabalham com pacientes de Covid-19, e estamos tentando dizer às pessoas que essa doença realmente existe”, disse ela.

Comentar

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com