Noticias

Rodrigo Pacheco espera votar PEC dos Precatórios na próxima semana

A previsão foi dada pelo presidente do Senado durante palestra em evento promovido pela Associação Comercial de São Paulo

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse, nesta segunda-feira (22), que espera votar a PEC dos Precatórios, em plenário, na próxima semana. A concretização da previsão, no entanto, depende da apreciação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, o que deve ocorrer nesta quarta-feira (24). 

A PEC deve passar pelo crivo da CCJ, e na sequência, do plenário. “A nossa previsão é de que, nesta semana, possa ser apreciada pela CCJ e, na semana seguinte, pelo Senado”, afirmou Pacheco, durante palestra em evento promovido pela Associação Comercial de São Paulo. 

A proposta, no entanto, ainda encontra resistência para ser aprovada pelos senadores e, por isso, o relator do projeto na CCJ e líder do governo na Casa, Fernando Bezerra (MDB-PE), articula com os colegas para trazer mais apoio. Uma das soluções articuladas para trazer apoio do MDB e PSD — legendas que, juntas, somam 27 parlamentares — é tornar o Auxílio Brasil permanente. 

Pacheco definiu a sugestão como “inteligente” e “perfeitamente possível”, mas que há a necessidade de avaliar as questões orçamentárias. “Vejamos só qual será o impacto disso e a possibilidade de ser acolhida”, disse. 

A PEC dos Precatórios é defendida pelo governo como proposta que acarretará uma abertura fiscal suficiente para bancar o incremento do Bolsa Família, de forma a pagar R$ 400 a 17 milhões de famílias brasileiras. A solução, na avaliação de Pacheco, respeita o teto de gastos públicos e abre espaço fiscal para o programa social no valor reajustado, o que considera ser ainda mais importante do que a própria solução dos precatórios em si.

Esse valor nada mais é do que uma atualização em razão do aumento do preço das coisas. […] O governo, o Congresso Nacional, aqueles que defendem o programa social, não fazem mais do que sua obrigação em atualizar o valor, não há favor nisso

RODRIGO PACHECO, PRESIDENTE DO SENADO

O senador ressaltou a importância dos programas sociais, sobretudo em um período de crise e recessão econômica. Por outro lado, ponderou que os benefícios não podem contaminar “o foco principal, que é a geração de emprego”. Para o senador, não há melhor mecanismo de distribuição de renda do que a geração de oportunidade de trabalho e emprego.

FONTE: R7.COM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]