Cultura

Representantes de museus de Rondônia irão participar de palestras e oficinas durante encontro em Porto Velho

Mero sedia o “Encontro de Museus, Memorial e Centro de Documentação”

Estimular reflexões e inspirar debates sobre ações arquivísticas e educação patrimonial com diálogo entre instituições, sociedade e usuários, bem como proporcionar a divulgação dos museus do Estado de Rondônia; este é o objetivo do Governo de Rondônia, por meio da Fundação Cultural do Estado de Rondônia – Funcer, que vai promover o “Encontro de Museus, Memorial e Centro de Documentação”, no próximo dia 12 de junho, no auditório do Museu da Memória Rondoniense – Mero, em Porto Velho.

O encontro vai reunir representantes de vários museus de Rondônia entre os quais, Mabel Santos e Cleonice Teixeira, representando o Museu de Rondon de Ariquemes; Luiz Surui e Alexandra Surui, do Museu Paiter a Soes em Cacoal; Ricardo Lira do Museu, de Guajará-Mirim; Eduardo dos Santos, representando o Museu Marechal Cândido Rondon, em Vilhena, que estarão presencialmente no Museu da Memória Rondoniense – Mero, realizando apresentações das ações educativas feitas nos municípios.

Segundo a diretora do Museu, Tayanne Gabrielle, a Semana Nacional de Arquivos está com uma programação especial, permitindo que a sociedade conheça um pouco mais sobre os museus do Estado. O evento vai acontecer no período de 12 a 16 de junho, a partir das 9h30, no auditório do Museu da Memória Rondoniense, e a programação vai contar com palestras, rodas de conversas e oficinas. O Mero está de portas abertas para visitação de segunda a sexta, das 9h até 17h e no último domingo do mês, das 9h às 12h.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, os museus guardam ricas histórias do Estado, “além de evidenciar a memória e as ações realizadas de cada museu, será um momento para garantir parcerias e promover mais ações educativas à população rondoniense”, destacou.

Na abertura do evento, no dia 12 de junho, a banda musical da Polícia Militar de Rondônia estará presente, para cerimônia de doação do acervo de partituras ao museu, que fará parte do acervo documental do Centro de Documentação Histórica, incluindo uma apresentação do dobrado Céu do Guaporé, que deu origem ao Hino Céus Rondônia.

FONTE: SECOM/RO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com