Mundo

Reino Unido mira ‘namorada’ de Vladimir Putin

Ex-ginasta olímpica, Alina Kabaeva se tornou alvo de sanções de Londres

O Reino Unido impôs sanções à ex-ginasta olímpica Alina Kabaeva, que os países ocidentais acreditam ser a namorada do presidente da Rússia, Vladimir Putin. A medida visa a aumentar as pressões políticas sobre o ex-agente da KGB, numa tentativa de fazê-lo parar de ordenar ataques contra a Ucrânia.

Inicialmente, as sanções foram aplicadas aos oligarcas russos. Mas os líderes ocidentais passaram a focalizar em indivíduos pessoalmente próximos a Putin. O Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido também retaliou a ex-mulher do líder russo, Lyudmila Ocheretnaya, e a avó de Kabaeva.

O primeiro-ministro da ilha, Boris Johnson, pressionou os aliados ocidentais a adotarem uma postura rígida com o Kremlin. Faz sentido. Nos últimos meses, Londres anunciou mudanças em sua legislação, para facilitar o congelamento de ativos de oligarcas russos.

O Kremlin nega a existência de um relacionamento romântico entre Putin e Kabaeva. Há 14 anos, o presidente russo disse o seguinte aos tabloides ingleses: “Sempre desgostei daqueles que, com seus narizes ranhosos e fantasias eróticas, invadem os assuntos privados de outras pessoas”.

Segundo o Reino Unido, os registros oficiais russos mostram que Putin é proprietário de poucos ativos valiosos. A lista inclui um pequeno apartamento em São Petersburgo; dois carros da era soviética, fabricados na década de 1950; e uma pequena garagem. A riqueza de fato estaria espalhada em uma rede de amigos íntimos e parceiros de negócios.

“Na realidade, Putin confia em sua rede de familiares, amigos de infância e integrantes da elite econômica, que se beneficiaram de seu governo”, avalia o Reino Unido. “Sua recompensa é a influência sobre os assuntos do Estado.”

FONTE: REVISTA OESTE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese