Mundo

Reino Unido anuncia acordo comercial ‘histórico’ com a Austrália

País tem seu primeiro parceiro pós-Brexit que não consiste na renovação ou na modificação de compromissos já existentes

Reino Unido e Austrália concluíram um acordo comercial “histórico” pós-Brexit, anunciou o governo britânico nesta terça-feira (15).

Este é o primeiro acordo comercial alcançado pelo Reino Unido que não consiste na renovação, ou na modificação de um já existente entre a União Europeia (UE) e outros países, afirmou um comunicado do gabinete do primeiro-ministro.

O líder britânico acertou os últimos detalhes deste pacto na segunda-feira à noite em Londres com seu colega australiano, Scott Morrison.

A ser publicado nos próximos dias, o acordo permitirá que todos os produtos britânicos entrem na Austrália com isenção de tarifas. Em 2020, as trocas comerciais entre os dois países representaram 13,9 bilhões de libras (US$ 19,6 bilhões).

O acordo também deseja proteger os agricultores britânicos, que estavam preocupados com a concorrência de produtos australianos, como carne bovina e de cordeiro, que têm normas sanitárias mais flexíveis, afirma o comunicado.

Assim, está previsto um limite às importações para o Reino Unido por um período de 15 anos.

O governo também quer ajudar os produtores britânicos a encontrar outros destinos para seus produtos, como, por exemplo, na região do Pacífico.

Londres tem a expectativa de que este acordo abra mais facilmente as portas do acordo comercial transpacífico. Este pacto reúne 11 países, que aceitaram abrir o processo de adesão do Reino Unido no início de junho. Entre eles, estão México, Peru, Chile, Japão, Canadá, Vietnã e Austrália.

O acordo transpacífico (CPTPP, na sigla em inglês) é a nova versão do Acordo de Parceria Transpacífico (TPP), do qual o republicano Donald Trump retirou os Estados Unidos após chegar à Casa Branca em 2017.

O Reino Unido saiu oficialmente da União Europeia em 2020 e abandonou o mercado único no começo de 2021. Desde então, vem multiplicando os contatos para conseguir fechar acordos comerciais pós-Brexit com outros países.

O Reino Unido já tem pactos comerciais com a UE e com o Japão e está negociando com a Índia e a Nova Zelândia. Também estão previstas negociações com Canadá e México. O Reino Unido conta ainda com um acordo comercial com os Estados Unidos, embora não tenham havido muitos avanços até o momento.

FONTE: AFP

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

DIRETO DE ROLIM

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

PARCEIROS

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese