RA MUNICNem só de conforto vive o homem. “Aprendi que não se chega a lado nenhum ao ficar confortavelmente sentado na cadeira” (Conrad Hilton).
AULA INAUGURAL DA UNIR TERÁ RENATO JANINE RIBEIRO
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgando o início do próximo semestre letivo com palestra do atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro, que irá ministrar a aula inaugural no próximo dia 1º de fevereiro. O tema será “Ciência, Ética e Democracia”, com evento é aberto ao público no Auditório Paulo Freire, no Campus Unir de Porto Velho, às 15h, com transmissão pelo canal da UNIR no Youtube. A aula inaugural faz parte da programação do Acolhimento Acadêmico da UNIR, uma ação promovida todo início de semestre letivo para recepcionar os alunos ingressantes e também os veteranos, incluindo-os em atividades de integração ao ambiente universitário, que são realizadas tanto em Porto Velho como nos campi do interior. Sobre a vinda do professor Renato Janine para falar sobre Ciência, Ética e Democracia à comunidade universitária, a reitora Marcele Pereira disse que “É assim que avançamos no ensino e na qualidade da formação, discutindo o que há de atual e fundamental para as nossas sociedades, e tanto o tema da aula inaugural como a presença do professor Janine na UNIR são importantes para fomentar estas discussões”.
ECONOMISTA RESPONDE INTERINAMENTE PELA SUFRAMA
A AGU (Advogacia-Geral da União) definiu, na última quinta-feira (25), que o comando provisório da Suframa ficará sob a responsabilidade do atual superintendente adjunto executivo. Com isto, a economista Ana Maria Souza vai ocupar o cargo interinamente, podendo desempenhar as atribuições regimentais da gestão da Superintendência da Zona Franca de Manaus, até que o atual governo federal nomeie o titular efetivo. A decisão foi formalizada pelo parecer Conjur-MDIC/CGU/AGU nº 00001/2023 em resposta a uma consulta da autarquia federal. A medida encerra um impasse que deixou a Suframa acéfala durante quase todo o mês de janeiro, às vésperas de uma nova reunião do CAS (Conselho de Administração da Suframa) e do aniversário de 56 anos da Zona Franca de Manaus. O vácuo administrativo ocorreu pelo desligamento antecipado do cargo, em 28 de dezembro, o ex-superintendente, Algacir Polsin, que nomeou o então superintendente adjunto, Marcelo Souza Pereira, como seu substituto regimental. Ambos, no entanto, foram formalmente exonerados em 2 de janeiro pelo novo Executivo federal.
REAJUSTE DA GASOLINA AUMENTA PREOCUPAÇÃO COM A INFLAÇÃO
Não há como não prever que o aumento da gasolina de 7,47% irá impactar no bolso da população. O principal motivo é que os transportes, inclusive a distribuição de produtos nas cidades é feita por veículos movidos a etanol e gasolina. É hoje, também, além da entrega de alimentos dos aplicativos, feitas por motos e veículos, os aplicativos, o próprio cidadão sentirá os efeitos quando for se deslocar ou comprar produtos. O acréscimo nominal de R$ 0,23 por litro, mesmo sem alteração nos demais combustíveis, entre eles, o diesel, que abastece os caminhões, portanto tende a aumentar a inflação, que já vem se acelerando em janeiro. Se existe intenção, do novo governo, de controlar os preços nenhum sinal tem sido dado e se não houve aumento de preço de combustíveis em dezembro foi devido ao preço do barril ter se mantido estável.
SICOOB ALCANÇA 7 MILHÕES DE COOPERADOS EM 2022
O Sicoob chegou à marca dos 7 milhões de cooperados, um número recorde no cooperativismo financeiro, e que demonstra a excelência no trabalho realizado pelas cooperativas que integram o Sistema. Este número representa 18% crescimento na base de cooperados com relação a janeiro de 2022, provando que as cooperativas do Sicoob se tornaram referência no movimento cooperativista brasileiro. Destaca-se em seu crescimento na base de cooperados a chegada de 839 mil Pessoas Física (PF) e 209 mil de Pessoas Jurídica (PJ) no último ano. O Sicoob atingiu seu primeiro milhão de cooperados em 2003. Este número dobrou em 2011. Desde 2020, houve um crescimento exponencial na quantidade de cooperados: o número saltou de 4,5 milhões para 7 milhões. “Em apenas dois anos crescemos a mesma quantidade de cooperados que demoramos cerca de oito anos para alcançar anteriormente”, comentou Francisco Reposse Júnior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob.
LÍDERES BANCÁRIOS TEMEM RECESSÃO MUNDIAL EM 2023
A pesquisa “KPMG 2022 Banking CEO Outlook”, da KPMG com CEOs de bancos e instituições financeiras, que ouviu 141 líderes bancários globais no segundo semestre do ano passado, revela que 85% deles acreditam que haverá uma recessão ao longo deste ano. Um pouco mais da metade (59%) espera um breve e leve retrocesso, porém a maioria (70%) afirma que uma crise como esta acabaria com o crescimento previsto nos próximos três anos. Os entrevistados quando perguntados sobre as melhores estratégias de crescimento diante deste cenário, responderam 74% deles, que é fundamental estimular a transformação digital em um ritmo acelerado. Além disto, 60% deles vão alocar mais de 6% da receita para tornar a organização mais sustentável. Com relação ao modelo de trabalho, 69% consideram que aqueles que trabalharam em escritórios antes da pandemia estarão de volta presencialmente nos próximos três anos.
AUTOR: SILVIO PERSIVO – COLUNA TEIA DIGITAL
- A opinião dos colunistas colaboradores são de sua inteira responsabilidade enão reflete necessariamente a posição da Folha Rondoniense
Add Comment