Teia Digital

PROJETOS RUINS EM FUNÇÃO DA POLÍTICA; O PIB PIORA E A INFLAÇÃO DIMINUI – por Silvio Persivo

Governo parado é o pior possível. “A peste do governo é a irresolução. Está parado o que havia de correr, está suspenso o que havia de voar, porque não atamos nem desatamos” (Antonio Vieira).

CÂMARA SETORIAL DE CACAU

O consumidor geralmente não associa o chocolate à fruta, e menos ainda a uma fruta nativa da Amazônia, mas, é do cacau que se produz tanto o chocolate, como ovos de Páscoa ou os saborosos bombons, mas, pouca gente sabe dos desafios enfrentados para produzir essa iguaria. A produção de cacau enfrenta diversos obstáculos que fazem com que se preveja que, no ano de 2020, haverá um déficit de mais de 50 mil toneladas de cacau em relação à demanda no mundo. Por causa destas dificuldades um grupo de agricultores de diversos municípios, prefeitos e chefes de órgãos do governo estadual, estiveram reunidos no auditório da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da lavoura Cacaueira), para criar a Câmara Setorial do Cacau e enfrentar os problemas técnicos sanitários e mercadológicos que dificultam o desenvolvimento da lavoura cacaueira no Estado. Objetivo da câmara é discutir os problemas da produção e buscar novas tecnologias e desenvolvimento da cultura “Com a criação da Câmara Setorial do Cacau, pretende-se interferir em outros aspectos da cadeia produtiva, como melhorar o incentivo oficial para cultura, com questões de crédito e oscilações de preços, e até organizar o setor, a ponto de atrair indústrias processadoras de chocolate”, diz Inaldo Pedro, Prefeito de Jaru. O Brasil foi o segundo maior produtor de cacau do mundo até a década de 70, mas, devido as oscilações de preço e a entrada da doença conhecida como vassoura de bruxa, na Bahia, a produção brasileira despencou, mas, com as novas tecnologias de produção e iniciativas de organização da cadeia produtiva, o país já é o sexto maior produtor mundial de cacau.

UNIR FAZ 5ª CHAMADA DO PROCESSO SELETIVO

A Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou a 5ª chamada dos candidatos aprovados no Processo Seletivo para os cursos Superiores. As vagas são destinadas ao 1º semestre do ano letivo de 2016 e os interessados terão que manifestar interesse. As matrículas deverão ser realizadas entre os dias 21 e 22 de março das 08:30h às 12h e das 14h às 18h na Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DIRCA), em Porto Velho, e suas respectivas Secretarias (SERCAS) no interior do Estado. A UNIR ofertou por meio do Processo Seletivo 2.665 vagas para os cursos de Graduação nos Câmpus de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Rolim de Moura, Presidente Médici e Vilhena.

NOTA TRISTE I

É com extremo pesar que noticio o falecimento do dirigente sindical e líder de produtores rurais Sebastião Conti Neto. Embora não tivesse muita proximidade, nossos filhos sempre estudaram juntos no Pitágoras e, ao longo do tempo, mantivemos um relacionamento sempre carinhoso em especial por meio da esposa Claire, que se destaca pelo conhecimento de plantas e flores. A ela e aos filhos, Renato, Luciano e Mauricio, nossa solidariedade, embora saibamos o quão pouco vale numa hora tão difícil.

NOTA TRISTE II

Registro, com atraso, o falecimento, na sexta-feira, 18, do gerente e filho do proprietário da soparia Micharia, Franciney Oliveira de Lima, conhecido como “Micharia de Lima’, vítima de infarto. A soparia Micharia, uma das mais tradicionais de Porto Velho, tem como peculiaridade estar localizada na Avenida Pinheiro Machado em frente à Funerária Dom Bosco. Franciney foi, em vida, uma pessoa querida e, do seu jeito, sempre uma pessoa correta e amável com os amigos e conhecidos. Meus pêsames para a família.

PROJETOS RUINS EM FUNÇÃO DA POLÍTICA

No “Workshop Logística e Transporte – Qualidade de projetos e financiamento: como alavancar o investimento em infraestrutura”, nesta terça-feira (15/3), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o diretor da Divisão de Logística e Transporte do Departamento de Infraestrutura da Fiesp (Deinfra), Luís Felipe Valerim Pinheiro, afirmou que os projetos públicos não valorizam a técnica, sendo entregues de forma ruim e inadequada. “Com isso, temos todos os problemas de execução em relação à quebra de cronograma, sobrepreço, aditivos etc”. Pinheiro criticou também o timing político, que leva a prazos extremamente apertados para a entrega de projetos, para cumprir intenções políticas. Assim não é de espantar os problemas em relação à qualidade dos projetos de infraestrutura desenvolvidos pelo poder público, um dos temas mais discutidos durante o evento.

BATEU COLOCADO

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) João Otávio de Noronha disse que lamenta que Dilma e os presidentes da Câmara e do Senado sejam investigados. “Em uma democracia europeia, certamente ninguém estaria mais no poder. No Brasil, nós nos damos ao luxo dos três chefes de poder serem investigados ao mesmo tempo. Um gesto de grandeza seria a renúncia dos três, pelo bem do país”.

O PIB PIORA E A INFLAÇÃO DIMINUI

A projeção de instituições financeiras para a queda da economia este ano piorou, mais uma vez, e passou de -3,54% para -3,60%. Para 2017, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas pelo país durante um ano, foi reduzida de -0,50% para -0,44%. Para a produção industrial, a estimativa é de uma queda de 4,50% em 2016. Já a estimativa de inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve uma diminuição, agora, é de 7,43% ante os 7,46% previstos anteriormente. Para 2017, a estimativa segue em 6%, de acordo com o boletim Focus, publicação do Banco Central, com base em projeções de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. O cálculo inflacionário permanece distante do centro da meta de 4,5% e, neste ano, supera o teto de 6,5%. Em 2017, o limite superior da meta em 2017 é de 6%.

silvio22

Comentar

COMPARTILHE

TV FOLHA AO VIVO – COPINHA FEMININA 2024 – Corinthians x Cruzeiro

ESPAÇO EMPRESARIAL

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CONTEÚDO PAGO / PATROCINADO

BAIXE NOSSO APLICATIVO

COLUNISTAS

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

ENTREVISTA

RONDÔNIA

AMAZÔNIA / REGIÃO NORTE

RELIGIÃO

PUBLICIDADE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
pt_BRPortuguese
Powered by TranslatePress