Interior

Programa Cidadania Empresarial divulga balanço dos atendimentos realizados em Ariquemes

Durante o Cidadania Empresarial foram realizadas palestras e oficinas

A terceira edição do programa Cidadania Empresarial, realizada no Sebrae em Ariquemes, recebeu durante três dias 371 empreendedores em busca de atendimentos, palestras e oficinas. Sendo 195 pessoas que buscaram algum tipo de atendimento ou orientação e 176 que participaram de palestras e oficinas sobre temas relacionados a negócio.

O serviço mais procurado foi com relação a orientações quanto à formalização do negócio. Ao todo, 45 empreendedores saíram de lá com seus negócios formalizados, sendo 39 Microempreendedor Individual – MEI, 5 Microempresa – ME e 1 Empresa de Pequeno Porte.

De acordo com o governador Marcos Rocha, todo estímulo ao empreendedor também ajuda a fomentar a economia. “Estamos trabalhando para fortalecer  Rondônia e valorizar o pequeno negócio. Trata-se de uma prioridade do Governo do Estado”, afirmou.

O empreendedor Pablo Viscoles, também aproveitou o programa em Ariquemes para formalizar o negócio. “Eu tenho carrinho de churros, o primeiro passo está sendo abrir o CNPJ para ir crescendo cada vez mais”, declarou.

A empresária Elenilda Rocha estava com um largo sorriso no rosto, depois de muitos anos como MEI, aproveitou a oportunidade para trocar o porte da empresa. Saiu de MEI para ME. Inclusive, durante a cidadania empresarial as taxas da junta comercial estavam isentas para abertura de empresa ME e EPP. ‘Foi uma grande oportunidade poder fazer algo que eu já queria muito, que era mudar o porte da empresa com benefícios, estou muito feliz, sei que é um novo passo para o meu negócio e sinal que estamos crescendo”.

Elenilda trocou o porte da empresa de MEI para ME durante do Cidadania Empresarial

Além dos serviços de formalização (33%) e orientação para formalização (16%) bastante procurados, outros atendimentos foram realizados, como consultoria contábil (12%), emissão de declaração anual de faturamento e regularização (9%), alteração cadastral, microcrédito (5%), emissão de alvará (3%) encerramento de empresa (2%), emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS, alteração de porte, emissão de nota fiscal, emissão de guia de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana  – IPTU e emissão de guia de Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor –  IPVA (1%).

ENTIDADES

As entidades que estavam realizando o atendimento eram: Conselho Regional de Contabilidade – CRC, Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Junta Comercial de Rondônia – Jucer, Secretaria Municipal de Fazenda – Semfaz, Escritórios Contábeis, Microcrédito Proampe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec, Instrumentos de Crédito e Secretaria de Estado de Finanças – Sefin.

Para o gerente do Cidadania Empresarial, a 3ª Edição do Programa cumpriu seu objetivo. “Proporcionar visibilidade ao empreendedor: estimular a formalização e regularização dos pequemos negócios rondonienses, incentivar a cultura empreendedora, a educação fiscal e aproximar as instituições públicas como grandes parceiros dos pequemos empresários, são os nossos objetivos”, salientou.

FONTE: SECOM/RO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]