Mundo

Presidente da Turquia pede ao Parlamento que aprove adesão da Finlândia à Otan

Recep Tayyip Erdogan recebeu o mandatário finlandês Sauli Niinistö para concluir negociação que se arrastou por meses

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pediu ao Parlamento do país, nesta sexta-feira (17), que aceite o pedido de adesão da Finlândia à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

“Decidimos iniciar em nosso Parlamento o processo de adesão da Finlândia à Otan”, informou Erdogan, após receber o homólogo finlandês, Sauli Niinistö, em Ancara.

Dos 30 membros da Aliança Transatlântica, 28 aprovaram o pedido de integração do país europeu. Falta apenas o aval de Turquia e Hungria. O governo de Budapeste comunicou na quinta-feira (16) que vai submeter a solicitação a uma votação no Legislativo em 27 de março.

Em junho de 2022, a Otan acolheu as candidaturas de Finlândia e Suécia. Ambas puseram fim a décadas de não alinhamento militar, devido à ofensiva russa na Ucrânia.

A Turquia havia dito que concordaria com a aprovação se os dois países dessem garantias de que deixariam de oferecer proteção aos militantes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a quem acusa de serem “terroristas”.

Erdogan continua bloqueando a adesão da Suécia, mas reconheceu que a Finlândia tomou “medidas concretas” nos últimos meses para atender às exigências de Ancara.

FONTE: AFP

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com