O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, esteve no setor chacareiro do bairro Ulysses Guimarães, no final da tarde de sexta-feira (30). Ele conheceu in loco os trabalhos de recuperação da Estrada dos Periquitos e outras vicinais da região, realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric). Acompanhado do secretário Leonel Bertolin e do coordenador de estradas rurais do Município, Dione Barroso, Nazif percorreu parte do trecho e fez questão de parar várias vezes para conversar com os produtores rurais.
A ação da prefeitura também beneficiou os moradores do Assentamento Canaã, formado por cerca de 200 famílias que no ano passado, foram despejadas de uma área de invasão no bairro Jardim Santana. Graças a gestão municipal, outra área foi adquirida ao lado do sindicato dos policiais civis, no início da Estrada dos Periquitos, e hoje cada uma das famílias tem seu próprio lote.
“Estou muito contente por ver moradores que outrora foram expulsos do Jardim Santana, agora numa situação bem diferente, cada um na sua casa. Eles estão em uma região bastante privilegiada, isso é a prefeitura dando dignidade e justiça social”, disse o prefeito. Sobre a recuperação das estradas do setor chacareiro do Ulysses Guimarães, Nazif declarou que se trata de valorização e incentivo aos agricultores, para que tenham condições de escoar a produção e melhor qualidade de vida. Além disso, favorece o transporte escolar para os estudantes.
Bertolin destacou que além da importância para os produtores rurais e os estudantes, a Estrada dos Periquitos é muito utilizada pelos empresários que retiram e transportam areia lavada daquele setor. “A estrada nunca recebeu um trabalho dessa magnitude, o que demostra a seriedade e responsabilidade do Dr. Mauro. Por enquanto estamos fazendo um trabalho básico, mas nosso objetivo é melhorar ainda mais”, afirmou.
Presidente da Associação Beneficente Unidos Pela Fé, que reúne as famílias moradoras do Assentamento Canaã, Gilmar Teixeira, recorda o sofrimento que passaram na invasão do Jardim Santana, mas faz questão de agradecer o apoio que as famílias receberam da atual gestão. “Agora melhorou 100% para nós, pois estamos no que é nosso. Melhorou ainda mais porque a prefeitura recuperou as nossas ruas. Tudo que pedimos foi atendido”, comemora.
Trabalho
Dione Barroso disse que foram recuperados 22 quilômetros de vicinais na região do Ulysses Guimarães. O benefício chegou à Estrada dos Periquitos, Linha Progresso, Travessa Vitória, Linhas 1, 2, 3, Linha do Café e Linhão. O trabalho começou no dia 16 de maio e terminou dez dias depois. “Essas estradas estavam intrafegáveis. Fazia muito tempo que não recebiam manutenção adequada”, comentou.
O trabalho, segundo Barroso, faz parte do Programa de Recuperação das Estradas Rurais (PRE) implantado na gestão de Mauro Nazif. Com o maquinário comprado pela prefeitura, afirma que fica mais fácil atender as necessidades do setor rural, a exemplo do que ocorreu na região da Colônia Viçosa, onde foram recuperados 65 quilômetros de vicinais.
Foram executados serviços de limpeza, drenagem, patrolamento, encascalhamento e instalação de manilhas para escoamento das águas, dentre outros.
Add Comment