Mundo

Portugal terá eleições legislativas antecipadas em 30 de janeiro

Após o Orçamento de 2022 não ser aprovado no Parlamento, presidente dissolveu o Legislativo e marcou novo pleito

O presidente de Portugal, o conservador Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou nesta quinta-feira (4) sua decisão de dissolver o Parlamento e convocar eleições legislativas antecipadas para 30 de janeiro, a fim de superar o bloqueio após a rejeição ao orçamento do Executivo socialista para 2022.

A rejeição ao Orçamento “reduziu totalmente a base de apoio do governo”, enquanto 2022 será “um ano decisivo para uma saída duradoura da pandemia e da crise social que nos atingiu”, afirmou o chefe de Estado em discurso televisionado.

O primeiro-ministro António Costa, que perdeu o apoio dos partidos de extrema esquerda que tinha desde 2015, já prometeu fazer campanha por “uma maioria fortalecida, estável e duradoura”.

À direita, os dois partidos conservadores sofrem divisões internas que poderiam beneficiar o partido de extrema direita Chega.

Mesmo antes da rejeição do projeto de lei do Orçamento, que mergulhou o país em crise há uma semana, o presidente havia alertado os portugueses de que iria antecipar as eleições normalmente marcadas para o outono de 2023.

O chefe de Estado tentava forçar um compromisso entre o governo e os partidos radicais de esquerda porque, em sua opinião, a lei orçamentária era “fundamental” para reativar a economia com a ajuda de fundos europeus do plano de recuperação pós-Covid.

No entanto, os partidos de extrema esquerda votaram contra o Orçamento, ao lado da oposição de direita, pondo fim a uma aliança sem precedentes desde a chegada da democracia portuguesa em 1974.

Os 9 milhões de eleitores serão chamados às urnas pela terceira vez em um ano, após as eleições presidenciais de janeiro e as eleições municipais do fim de setembro.

FONTE: AFP

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]