Mundo

População se revolta com alta de preços e saqueia mercado na Venezuela

O ditador Nicolás Maduro classificou os envolvidos como ‘pessoas sem escrúpulos’

A população de Puerto La Cruz, na Venezuela, se revoltou com o aumento excessivo dos preços provocado pela alta do dólar. Na quinta-feira 25, o mercado municipal da cidade foi invadido pelos moradores e saqueado.

A confusão aconteceu por volta do meio-dia. Com a elevação do dólar e a desvalorização do bolívar, o valor dos alimentos e o das mercadorias tiveram um salto, o que inflamou a maioria dos consumidores. Segundo as publicações nas redes sociais, muitos produtos, como farinha de pão, tiveram os preços remarcados, com reajuste chegando a 100%.

O comércio da avenida principal teve de fechar as portas, enquanto muitas pessoas corriam para tentar saquear os estabelecimentos que ainda permaneciam abertos.

Para conter a ira da população, os policiais e os guardas nacionais tiveram de agir. Pelo menos dez pessoas foram detidas no local. Porém, boa parte das lojas do centro da cidade permaneceu fechada ao longo do dia por medo de novos saques.

Em uma transmissão na TV estatal, o ditador Nicolás Maduro disse que os envolvidos na confusão são “pessoas sem escrúpulos que estão tentando atrapalhar a recuperação econômica do país”.

Sob a ditadura de Maduro, a cesta básica na Venezuela custa em torno de US$ 460 (R$ 2,5 mil), equivalente a quase 20 salários mínimos da Venezuela. A informação foi divulgada pelo Centro de Documentação e Análise Social da Federação Venezuelana de Professores (Cendas-FVM), no fim de julho.

FONTE: REVISTA OESTE

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Gomes

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com