Policial

Polícia localiza e prende ex-procurador de Justiça que matou delegado

Crime ocorreu no Ceará, em 2008. De acordo com processo, Ernandes Lopes atirou na cabeça do policial, que morreu na hora, e estava foragido

A Polícia Civil do DF localizou e prendeu nesta sexta-feira (29/3), por força de mandado de prisão, Ernandes Lopes Pereira, procurador de Justiça aposentado, condenado por matar o delegado Cid Júnior Peixoto do Amaral, da Polícia Civil do Ceará.

Ele permanecia oficialmente na condição de foragido da Justiça desde o dia 14 de dezembro do ano passado, quando teve sua prisão por condenação decretada pela 1ª Vara da Comarca do Eusébio (CE). A PCDF ainda não esclareceu os detalhes sobre como o condenado foi localizado em Brasília.

Segundo informações, o delegado, que comandou várias delegacias de polícia da Grande Fortaleza, foi assassinado a tiros na noite de 13 de agosto de 2008, na casa do procurador, no bairro Precabura, em Eusébio.

Ele foi levado a júri popular em outubro de 2017 e condenado por homicídio qualificado a 16 anos de prisão em regime fechado pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca do Eusébio. Apelou da sentença e conseguiu reduzi-la para 13 anos e nove meses.

Segundo testemunhas, o procurador consumia bebida alcoólica desde o início da manhã no dia do crime e teria perguntado ao delegado: “Você já matou alguém?” Na sequência teria apontado a arma para a vítima “tirar o cartucho do carregador”.

O delegado foi atingido na cabeça, próximo à orelha e morreu na hora. Os advogados da família do delegado e o Ministério Público defenderam que a ação de Ernandes foi proposital.

O principal argumento da defesa foi de que o tiro havia sido disparado de forma involuntária e que os reflexos do procurador Ernandes estavam comprometidos pelos efeitos da bebida. Por outro lado, uma perita que trabalhou no caso afirmou, durante o julgamento, que a arma utilizada no crime era uma das mais seguras, pois possuía três travas de segurança.

Nas próximas horas, o Tribunal de Justiça do Ceará será comunicado oficialmente sobre a prisão do ex-procurador no Distrito Federal e será feita a solicitação de sua transferência para a
capital cearense.

FONTE: METROPOLES.COM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]