Policial

PF cumpre mandados em São Paulo e Bahia na 50ª fase da Lava Jato

Ação investiga pagamento de propina e lavagem de dinheiro em contratos da Transpetro. Ordens partiram da 13ª Vara Federal e Curitiba

A Polícia Federal iniciou a 50ª fase da operação Lava Jato na manhã desta sexta-feira (23).

Denominada operação Sothis II, a ação está relacionada a investigações que apuram pagamento de propina a agentes públicos e lavagem de dinheiro em contratos da Transpetro.

Os policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão em Salvador (BA), Campinas (SP) e Paulínia (SP). Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara de Curitiba (PR).

A operação é um desdobramento da 47ª fase da Lava Jato.

Um dos focos da investigação é a empresa do ramo de engenharia Meta Manutenção e Instalações Industriais Ltda, suspeita de pagar propina de R$ 2.325.00 ao ex-gerente da Transpetro, José Antônio de Jesus.

A investigação aponta a existência de transações bancárias a Meta Manutenção e uma empresa vinculada a José Antônio. As transferências foram realizadas entre os anos de 2009 e 2011.

Depois das transferências realizadas pela Meta Manutenção, familiares do ex-gerente da Transpetro foram favorecidos por transações bancárias vinculadas a José Antônio.

José Antônio está cumprindo prisão preventiva em Curitiba. O pagamento de propina ao ex-gerente foi apontado por executivos da NM Engenharia, em acordos de delação premiada.

47ª fase da Lava Jato

A primeira fase da Operação Sothis foi realizada pelos agentes da PF em 21 de novembro do ano passado, quando a corporação cumpriu 14 mandados judiciais nos Estados de Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Sergipe.

Os mandados eram para prisão temporária (1), condução coercitiva (5) e busca e apreensão (8).

A operação investigou o repasse ilegal de verbas para um funcionário da Transpetro, subsidiária da Petrobras. Ex-gerente da estatal, José Antônio de Jesus foi preso em Camaçari, no Recôncavo Baiano, suspeito de receber R$ 7 milhões em propina e de fazer repasses ao PT, segundo informações da PF e do MPF (Ministério Público Federal).

FONTE: R7.COM COM AGÊNCIA RECORD

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]