Interessante

Pazuello diz que vacinação começa em janeiro; avião irá buscar 2 milhões de doses na Índia

Ministro da Saúde fez pronunciamento durante visita a Manaus

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira que o governo irá enviar um avião à Índia para buscar 2 milhões de doses prontas da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica britânica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford (Reino Unido), que serão entregues pelo Instituto Serum, uma das fabricantes do imunizante.

Pazuello garantiu que a vacinação no país começa em janeiro. No país, o imunizante será produzido pela Fiocruz.

— Vamos vacinar em janeiro — afirmou Pazuello. — Hoje decola o avião para ir buscar  2 milhões de doses na Índia. É o tempo de viajar, apanhar e trazer. Já está com o documento de exportação pronto.

Pazuello voltou a reafirmar que  Brasil está preparado para iniciar a vacinação contra a Covid-19 assim que houver o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O ministro da Saúde disse inicialmente que Manaus será a primeira cidade a receber a vacina, no entanto, logo depois afirmou que todos os estados receberão as doses ao mesmo tempo, inclusive o Amazonas.

— Nós temos duas vacinas para janeiro muito promissoras, todos acompanham, a vacina da Fiocruz/AstraZeneca e a do Butantan com Sinovac. São 8 milhões de doses. Quando a Anvisa concluir suas análises de segurança e eficácia, três, quatro dias depois nós estamos distribuindo a vacina no Brasil  — disse o ministro.

A Anvisa informou ontem que decidirá no domingo, em reunião da diretoria colegiada,  sobre a autorização de uso emergencial das duas vacinas submetidas à agência. A data é o penúltimo dia do prazo estabelecido pelo órgão para avaliação dos pedidos.

— A Anvisa vai se pronunciar no dia 17. Botem aí os números para frente. Se a Anvisa alongar para o dia 20, 22, botem os números para frente, mas é janeiro ( a vacinação)- disse Pazuello.

No pronunciamento feito durante a visita,  o ministro da Saúde  destacou  que o Brasil tem o maior Programa Nacional de Imunização do “mundo”. Citando a pressão politica , disse que não saiu “do rumo” para garantir a vacinação contra o novo coronavírus.

— Nós vacinamos trezentos milhões de doses por ano e vamos fazer igual com a vacina contra Covid-19. O resto é apenas pressão política, pressão partidária, pressão de bandeira, pressão de interesses particulares. Nós não saímos do nosso rumo nenhum minuto —disse.

Na comparação com outros países, o ministro disse que o Japão, que é referência de primero mundo, só começa a vacinação no mês de março.

Crise do oxigênio

Manaus vive  uma nova onda de Covid-19 e está com os hospitais lotados. O presidente Jair Bolsonaro  responsabilizou ontem o governo estadual do Amazonas e a prefeitura de Manaus por, segundo ele, “deixar acabar” o oxigênio que seria destinado aos pacientes de Covid-19.

Pazuello disse nesta quarta-feira que o governo federal operacionalizou uma ponte aérea, uma ponte fluvial e uma terrestre para atender a demanda de oxigênio na unidades hospitalares da capital. Segundo ele, a empresa White Martins atendia o estado do Amazonas com 50% de sua produção local de 28 mil metros cúbicos. No entanto, são necessários 70 mil.

— Toda fabricação da White Martins no Brasil está impactada, então é uma luta nós conseguirmos o oxigênio, o líquido ou gasoso em qualquer lugar — disse Pazuello informando que a ponte aérea está sendo realizada com a aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e também aviões da iniciativa privada contratados.

Até o momento, as Forças Armadas já transportaram 350 cilindros de oxigênio para Manaus para auxiliar no tratamento de enfermos. A expectativa é que mais 36 cilindros sejam entregues à capital do Amazonas até o domingo.

O transporte dos equipamentos foi feito por meio de aviões da FAB. Segundo o Ministério da Defesa, foi necessária ” logística de guerra” para realizar o trabalho:”Em 10 dias, serão percorridos 37.600 km e alocadas 94 horas de voo. O equivalente a quase uma volta completa na Terra sobre a linha do equador.”

FONTE: O GLOBO

Comentar

Print Friendly, PDF & Email

About the author

Marcio Martins martins

Add Comment

Click here to post a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMPARTILHE

BAIXE NOSSO APLICATIVO

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

TEMPO REAL

PUBLICIDADE

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com