Mundo

Parlamento da Macedônia aprova projeto para mudar nome do país

Decisão permite que o governo crie a lei para alterar a Constituição e trocar o nome do país para “República da Macedônia do Norte”

O Parlamento da Macedônia aprovou, nesta sexta-feira (19), um pedido do governo para alterar a constituição e permitir que o nome do país seja mudado para República da Macedônia do Norte.

Com isso, o governo obteve permissão do Legislativo para elaborar um projeto de lei para ratificar um acordo firmado com a Grécia em junho. No total, 80 parlamentares votaram a favor do projeto e 39 foram contra.

Ainda serão necessárias mais duas votações e um novo referendo popular para que o nome seja oficialmente mudado e o processo ainda deve levar pelo menos três meses.

O Parlamento da Macedônia precisa correr para aprovar a mudança antes de março de 2019. Depois, a Grécia terá eleições gerais e um novo governo pode dar fim ao acordo.

Disputa antiga

Os gregos disputam o uso do nome há 27 anos, desde que a Macedônia se tornou uma nação independente, com o fim da antiga Iugoslávia, em 1991.

Uma das principais províncias da Grécia, na fronteira entre os dois países, tem o mesmo nome. Foi de lá que o imperador Alexandre, o Grande, partiu no século 3 a.C. para formar o maior império grego da história, conquistando terras de onde hoje é a Bulgária até a Índia.

Com isso, os dois países podem encerrar a disputa em breve. O voto dos gregos era fundamental para que a futura Macedônia do Norte consiga fazer parte da União Europeia e da OTAN.

O projeto, no entanto, não agrada a todos os macedônios. Em junho, um grupo de nacionalistas protestou contra a possível mudança de nome

FONTE: R7.COM

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]