Decisão permite que o governo crie a lei para alterar a Constituição e trocar o nome do país para “República da Macedônia do Norte”
O Parlamento da Macedônia aprovou, nesta sexta-feira (19), um pedido do governo para alterar a constituição e permitir que o nome do país seja mudado para República da Macedônia do Norte.
Com isso, o governo obteve permissão do Legislativo para elaborar um projeto de lei para ratificar um acordo firmado com a Grécia em junho. No total, 80 parlamentares votaram a favor do projeto e 39 foram contra.
Ainda serão necessárias mais duas votações e um novo referendo popular para que o nome seja oficialmente mudado e o processo ainda deve levar pelo menos três meses.
O Parlamento da Macedônia precisa correr para aprovar a mudança antes de março de 2019. Depois, a Grécia terá eleições gerais e um novo governo pode dar fim ao acordo.
Disputa antiga
Os gregos disputam o uso do nome há 27 anos, desde que a Macedônia se tornou uma nação independente, com o fim da antiga Iugoslávia, em 1991.
Uma das principais províncias da Grécia, na fronteira entre os dois países, tem o mesmo nome. Foi de lá que o imperador Alexandre, o Grande, partiu no século 3 a.C. para formar o maior império grego da história, conquistando terras de onde hoje é a Bulgária até a Índia.
Com isso, os dois países podem encerrar a disputa em breve. O voto dos gregos era fundamental para que a futura Macedônia do Norte consiga fazer parte da União Europeia e da OTAN.
O projeto, no entanto, não agrada a todos os macedônios. Em junho, um grupo de nacionalistas protestou contra a possível mudança de nome
FONTE: R7.COM
Add Comment