Interior

PARECIS: Com apenas um caso de Covid-19 confirmado em mais de 90 dias, município dá exemplo de combate ao vírus

O movimento intenso de veículos na região de Parecis exige empenho das equipes que atuam nas barreiras sanitárias montadas na rodovia

Desde que iniciou o processo de enfrentamento à Covid-19 em Rondônia, somaram mais de 90 dias sem que o município de Parecis – que fica na região centro-sul de Rondônia – registrasse um único caso de coronavírus. O município adotou regras rígidas de combate ao vírus e, desde o dia 19 de março, equipes de diferentes segmentos se revezam nas atividades de orientação e fiscalização de condutas dos moradores relacionadas à medidas de prevenção, na tentativa de manter a população livre do contágio.

Para Érica de Brito Ferreira, diretora da Vigilância Sanitária de Parecis, o município, que possui pouco mais de seis mil moradores, ter se mantido imune por tanto tempo ao vírus tem explicação: “As medidas que adotamos são fechamento do comércio, uso de máscara, disposição de álcool em gel nos estabelecimentos comerciais”, especifica.

“Mas o diferencial creio que está no acompanhamento mais de perto de toda essa situação e envolvimento de profissionais de várias áreas que atuam em diferentes frentes de combate”, complementa a diretora.

Como exemplo, ela narra a atuação de equipes de Vigilância Sanitária, Epidemiologia e Endemias em abordagens orientativas aos moradores, explicando a necessidade do cumprimento das medidas de prevenção, bem como o isolamento social. Somados às ações, a realização de Barreiras Sanitárias e apoio de efetivos da Polícia Militar.

“Na primeira abordagem é realizada notificação e esclarecimento da necessidade de se cumprir à risca os decretos do Estado e do Município”, enfatiza Érica.

O executivo municipal de Parecis criou lei própria que proíbe, por exemplo, a venda de bebidas alcoólicas em estabelecimentos comerciais, o que reduz a quantidade de pessoas nas ruas. “As pessoas podem comprar e levar para casa”, detalha a diretora.

E para ajudar as pessoas a cumprir uma medida que evita a transmissão do coronavírus, o Conselho Regional de Assistência Social (CRAS) do município realiza a doação de máscaras para famílias de baixa renda.

As principais fontes de renda de Parecis são pecuária, calcário e produção de soja e feijão, por isso o movimento de veículos de grande porte é intenso na região, o que exige um pouco mais de empenho das equipes que atuam nas barreiras sanitárias e foi nessa ação que as equipes se depararam com um motorista com sintomas da covid-19. Érica conta que imediatamente ele foi levado para fazer o teste rápido, no hospital da cidade. Com o resultado negativo, as equipes insistiram, realizaram a coleta e enviaram para o Laboratório Central (Lacen), em Porto Velho e fizeram mais:

“Demos máscara cirúrgica e água mineral para ele não ter que descer do caminhão para comprar, já que era necessário o isolamento social”, detalha Érica.

Polícia Militar dá apoio em todas as ações desenvolvidas em Parecis

Outra medida que adotaram foi entrar em contato com a empresa que o motorista trabalha e informar a necessidade de isolamento social. “Ficamos acompanhando até sair o resultado do exame e foi positivo, mas ele já estava em Porto Velho”.

UM CASO 

Parecis registrou o primeiro caso de Covid-19 no dia 22 de junho. Uma situação que no início da pandemia seria classificada como caso importado, pois foi decorrente de uma visita de uma pessoa assintomática que passou pelo município. O paciente acometido, logo após ter sido diagnosticado, foi encaminhado para Cacoal e está internado no hospital regional.

FONTE: SECOM/RO

FRNEWS TV: Intercâmbio técnico fortalece parceria entre SENAR Rondônia e SENAR Mato Grosso

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE NOSSO APLICATIVO NA NUVEM

COLUNISTAS

PUBLICIDADE

Acesse nossa Página do Facebook

RESENHA POLITICA

TEIA DIGITAL

  • Coluna Teia Digita: Micro e Pequenas empresas exige mudanças para enfrentar 2027 – Por Silvio Persivo

    Que nem promessa de político depois das eleições. “Estou tentando escrever uma autobiografia. Mas, não me lembro nem de ontem” (Keith Richard). BANCOS DE RONDÔNIA SUSPENDERAM ATENDIMENTO PRESENCIAL NA QUINTA-FEIRA Os bancários de Rondônia, que reivindicam reajuste salarial, mudanças nos benefícios, entre eles o vale-alimentação, e manutenção dos postos de trabalho, deixaram as agências bancárias […]